Você sabe como fazer para emitir nota fiscal MEI para sua assistência técnica?

29 abril de 2021

Você finalmente tem seu CNPJ como MEI e está começando sua empresa. Mas muitos empresários têm dúvida de como emitir nota fiscal agora que possuem CNPJ, e realmente essa parte burocrática pode tirar o sono. Mas não precisa ficar preocupado. Se você está começando agora com sua assistência técnica, veja esse passo a passo que ajudará nesse início.

Vamos começar definindo o que é MEI. A sigla MEI se refere a microempreendedor individual. Em geral é o primeiro passo para a formalização de um negócio. Ele oferece muitas vantagens para o empreendedor que está começando:

  • credibilidade no mercado e para os clientes;
  • simplificação no pagamento de tributações;
  • alíquotas mais suaves;
  • benefícios previdenciários;
  • emissão de notas fiscais, desde que não supere o máximo anual que caracteriza o MEI.

O nosso passo-a-passo a seguir focará na emissão de notas fiscais, que é tão solicitada e importante para os clientes e para o bom andamento da sua assistência técnica.

Importante é salientar que quem opta pelo MEI não é obrigado a emitir NF para pessoa física, apenas na prestação de serviços e vendas de produtos para pessoa jurídica.

Quem cuida da emissão de notas fiscais é a esfera municipal. Dessa forma, cada município é responsável pela implantação de um sistema para emitir as chamadas NFSE´s, notas fiscais eletrônicas.

Então, como emito nota de prestação de serviço da minha assistência técnica?

Apesar de cada prefeitura cuidar do trâmite de uma forma, separamos algumas dicas que te ajudarão a esclarecer as principais dúvidas.

 

1 – Credenciamento junto à Prefeitura

O primeiro passo é se credenciar com a prefeitura do município de atuação da sua assistência técnica. Procure a Secretaria da Fazenda da sua cidade. Esse órgão fará o cadastro do seu CNPJ como emissor de nota fiscal na cidade. A partir do momento da autorização da SEFAZ, você já poderá emitir suas notas fiscais de serviço.

Sem esse primeiro passo a emissão não será possível.

 

2 – Faça o acesso ao sistema da prefeitura

Após o primeiro passo acima, será gerado um login e senha para que você, como empreendedor, acesse o portal de NFSE do seu município.

Faça o acesso com esses dados e procure a seção de emissão de notas fiscais. Siga os passos. Há municípios que exigem que seja instalado uma extensão em seu computador para autorizar o acesso.

 

3 – Realize o preenchimento da nota fiscal

Após o acesso concluído, chegou a hora de preencher os dados da nota fiscal. Tenha muita atenção nesse preenchimento, pois caso haja algum erro, você pode ter problemas futuros. Há situações em que é necessário cancelar a nota e gerar uma nova, e às vezes até sofrer penalidades do Fisco.

Após o preenchimento e a checagem dos dados, clique no botão que irá gerar a nota fiscal.

 

4 – Salve a nota fiscal do serviço prestado pela sua assistência técnica

A última etapa desse passo-a-passo de geração de nota fiscal pelo MEI é o salvamento. Sempre haverá um botão para que o usuário possa clicar e salvar a nota no computador. Em geral, há dois formatos para salvar: PDF ou XML.

Crie uma pasta para organizar esses arquivos salvos e enviá-los aos clientes.

Espero que tenhamos ajudado você, empreendedor, a entender como emitir uma nota fiscal para sua assistência técnica. Desejamos sucesso!

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