Você sabe calcular o preço de venda de produtos ou prestação de serviços?

13 maio de 2021

Saber que preço cobrar pelo seu serviço ou pela venda de um produto pode ser um grande desafio para os empreendedores. Isso porque o preço precisa ser justo e competitivo, e muitas vezes é difícil chegar a um valor que agrade os clientes, dê lucro e seja competitivo com o mercado.

Há muitos fatores a serem considerados em uma análise e na precificação. Por isso, trouxemos algumas dicas de ouro, para ajudar a sua empresa a decolar.

 

Conceito de preço de venda

Preço é o que se cobra ao vender um produto ou prestar um serviço. O valor deve ser o que o cliente está disposto a – e pode – gastar com o que sua empresa oferece, de acordo com a necessidade dele.

Para saber que preço deve-se cobrar, você precisa levar em conta custos envolvidos no serviço ou embutidos no produto, incluindo taxas e tributos, qual volume de compra e as características do seu cliente e do mercado em que sua empresa está inserida.

 

Formas de precificar

Depois de fazer as análises e entender seu mercado, seus gastos e quanto precisa ter de lucro para ser rentável, você pode optar por definir um preço baseado nas despesas e custos ou de acordo com o que o mercado oferece, sempre levando em conta o que o cliente pode e quer pagar – o valor do que você oferece ao cliente.

Claro que o ideal é que sua empresa use todas as análises na hora de definir um valor justo, pois apenas levar em conta um ou outro fator pode trazer prejuízos para sua empresa ou os clientes podem não achar atrativo e partir para a concorrência.

Estabelecer também um valor que vá apenas de acordo com o que a concorrência oferece pode trazer prejuízos, então atente-se em todos os detalhes.

Após análise, como definir o preço?

 

Importância do sistema tributário

Você analisou seu concorrente, sabe seus gastos e o que o seu tipo de cliente espera. Então já pode passar para a parte real da precificação. Para isso, você precisa entender em qual sistema tributário a sua empresa está: lucro presumido, lucro real ou simples. Isso vai ser de suma importância para saber quanto pode cobrar do cliente.

Se sua empresa estiver no sistema Simples, não poderá ter crédito tributário. Se estiver no Lucro Presumido, faz-se preciso tirar o valor do ICMS (18%) e, caso esteja no Lucro Real, você poderá descontar o valor da COFINS (7,6%) e do PIS (1,65%).

 

Faça o cálculo de gastos

Toda empresa possui despesas variáveis (que variam todo mês de acordo com suas vendas e prestação de serviços, como taxas de cartão de crédito e embalagens) e fixas (que aparecem todo mês, como salário, aluguel, etc.). Ambos os tipos de despesa precisam estar inclusos no valor do produto ou serviço, mesmo que não estejam diretamente ligadas à venda.

Crie uma planilha ou tabela de gastos que são despendidos tanto com o produto ou serviço quanto com a empresa em geral. Após saber que parte desse custo está embutido em cada produto / serviço, fica mais fácil saber o mínimo que você precisa cobrar para não ter prejuízo.

 

Preço líquido e de tabela

Você precisa ter em conta esses dois preços para entender sua precificação. O preço líquido não inclui tributação nem descontos. Chama-se núcleo do preço e é o que efetivamente forma os preços. O preço de tabela leva em conta o valor repassado ao cliente, mas considera aquela opção tributária que já falamos.

É necessário somar o preço de venda líquida com tributos, comissões e eventuais descontos, caso haja. Na dúvida, conte sempre com seu contador para auxiliar nos valores tributários.

Quando chegar ao preço ideal de seu produto, sem que haja prejuízo e com margem para a empresa, analise a concorrência, veja se o seu preço está compatível com o mercado e entenda se o valor aplicado está justo. Importante também ouvir os clientes e entender se eles veem valor no que você oferece. Esse é um fator relativamente intangível mas muito importante para o sucesso do seu negócio.

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