O que é o Custo de Aquisição do Cliente e como calcular?
Se você é empresário, sabe a importância de fazer campanhas de marketing na internet para divulgação de seu negócio e acompanhamento dos resultados. Mas é fundamental que as métricas corretas de análises sejam levadas em conta, para não haver erros no processo.
Um dos indicadores mais importantes é o chamado CAC, ou custo de aquisição de cliente. Ele é responsável por mostrar os resultados de suas ações.
Neste artigo iremos falar sobre o CAC e como interpretá-lo corretamente.
O que é o CAC?
O custo de aquisição de cliente é uma métrica usada para mostrar o valor que uma empresa investe para adquirir cada novo cliente. Esse cálculo só poderá ser feito se você conhecer bem todo o seu processo de venda e o que envolve esse processo.
Cálculo do CAC
O CAC é calculado usando duas variáveis: toda a soma de investimentos em marketing e vendas (e nesse cálculo tudo deve ser levado em conta, inclusive salários e comissões, eventuais treinamentos, gastos com ferramentas de trabalho, anúncios, entre outros) e os novos clientes (somente os conquistados após início das ações aplicadas).
Com esses dados em mãos, basta aplicar a fórmula:
CAC = soma de todos os investimentos / número de novos clientes
O meu valor está coerente?
O CAC, para ser vantajoso, precisa estar dentro do esperado. Para saber se realmente o valor está coerente, será necessário fazer um comparativo com outra métrica, chamada Lifetime Value (LTV), que é o valor no ciclo de vida. Para esse cálculo, a fórmula a ser usada é:
LTV = valor do ticket médio X tempo de retenção de clientes
Ou seja, o objetivo de calcular essa fórmula é saber quanto valor o cliente adicionou para sua empresa no período estudado.
Dessa forma, para ser vantajosos os gastos implementados na aquisição de novos clientes, o seu CAC precisa ser menor do que o LVT, pois indica lucratividade. Quanto menor for o seu custo para adquirir um cliente, melhor é para sua empresa. Da mesma forma o valor no ciclo de vida precisa ser sempre o maior possível.
Diminuindo o CAC
Uma das formas de diminuir seu CAC e gastar menos para adquirir clientes é otimizando processos. Com procedimentos mais eficientes, seu custo fica menor, o que também facilita o trabalho da equipe.
Uma maneira de fazer isso é utilizar um software de gestão que atenda as necessidades da sua empresa. Com ele, o acesso geral a informações é mais assertivo e fácil, o que melhora o atendimento ao cliente.
Como você pôde notar, para saber o CAC é preciso que os dados do seu negócio estejam em suas mãos. Para isso, é necessário que você tenha o controle do seu negócio, assim podendo tomar melhores decisões e aumentando seu faturamento.
Conte sempre com o Online OS para ajudar sua empresa a crescer e simplificar sua vida.