Aprenda a calcular a margem de lucro de um produto, serviço ou empresa

11 maio de 2021

Você sabe calcular sua margem de lucro?

Uma empresa de sucesso é uma empresa lucrativa. Seja uma empresa de produtos ou serviços, a margem de lucro é o que vai nortear as tomadas de decisões e fazer com que o empresário modele sua administração. Muitas pessoas, no entanto, têm dúvidas de como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço para analisar se está realmente no caminho certo e tomando as melhores decisões.

 

Antes de mais nada, o que é margem de lucro?

Em poucas palavras, margem de lucro é a diferença entre o faturamento de vendas de produtos ou prestação de serviços e os custos de sua operação. Se transformarmos em uma fórmula, temos que o Lucro Bruto = Receitas Totais – Custos.

A margem de lucro bruta, por sua vez, pode ser calculada como um valor percentual que se obtém da relação entre o lucro bruto e a receita total, na fórmula temos Margem de Lucro = Lucro Bruto / Receitas Totais.

Vamos ver um exemplo de assistência técnica: seu cliente trouxe um aparelho para consertar e o serviço vai custar R$ 100,00. Você tem gastos com transporte e mão de obra, por exemplo, que somam R$ 50,00. Não esqueça que quando calcula os custos, desde peças e materiais até alimentação entram nos gastos. Aqui estamos vendo um exemplo mais simples.

Se fizermos as contas, os R$ 100,00 do serviço menos os R$ 50,00 de custos te dará um lucro de R$ 50,00 para esse serviço.

Esse foi o cálculo para um serviço prestado. Para calcular seu lucro em um período específico, a conta deve ser a mesma. Você deverá somar todo o faturamento naquele período e subtrair todos os gastos na execução. O que sobrar será seu lucro. Então, com base nessa informação, você como empreendedor poderá entender como está seu negócio e fazer reajustes, se necessária.

Além dessas contas, você deve também calcular a porcentagem de lucro, pois ela dará uma visão mais exata da empresa. Para calcular essa margem de lucro, basta dividir o lucro pela receita total. O resultado é multiplicado por 100.

Vamos ver outro exemplo:

Empresa X faturou R$ 10.000,00 no período e teve R$ 6.000,00 de custos totais.

O lucro foi: R$ 10.000,00 – R$ 6.000,00 = R$ 4.000,00

Margem de lucro: R$ 4.000,00/R$ 10.000,00 = 0,4 X 100 = 40%

Então, com base nesse cálculo, podemos dizer que a margem de lucro da empresa naquele período de análise foi de 40%. Esse é o número que o empreendedor deve usar quando precisar falar de lucratividade. A porcentagem dá uma visão mais apurada de quanto do faturamento total representa o lucro real, e é mais fácil para ser analisada.

Fazer comparativos mensais, semanais e anuais ajuda o empreendedor a modelar sua empresa de forma a ser mais lucrativa, tendo mais assertividade nas tomadas de decisão. Você usa esses dados? Se não, está esperando o quê para começar?

 

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