Saiba como cobrar dívidas de seus clientes sem prejudicar a relação

03 agosto de 2021

O momento de cobrar um cliente inadimplente é sempre temido por qualquer empresário, especialmente se existe uma relação mais próxima com esse cliente.

Difícil pensar em um protocolo que possa garantir total sucesso nas cobranças, mas há maneiras de minimizar o desconforto e transtorno dessa situação. Lembre-se sempre que o cliente pode estar passando por dificuldades e, antes de mais nada, seja compreensivo e tenha muita calma.

Uma cobrança gentil

A cobrança a um cliente precisa ser discreta, acima de tudo. Seja gentil, tenha cuidado no tom de voz e escolha bem o que irá falar. jamais procure-o em um momento de tensão ou stress. Trocar algumas expressões também ajuda a suavizar. Por exemplo, a palavra “dívida” pode ser substituída por “valor em aberto”.

Não faça ameaças, isso só prejudica a situação, além de ser proibido pelo Código do Consumidor.

 

Entenda o atraso

Ao contatar o cliente, procure primeiro entender o motivo do atraso, mostrando empatia e gentileza. Quando sabemos os motivos de o cliente agir de alguma forma, fica mais fácil alinhar o discurso e até oferecer soluções para ajudá-lo. Ele se mostrará mais disposto a pagar o quanto antes se perceber que você não está apenas cobrando-o, mas o ajudando.

Você pode, inclusive, descobrir que o motivo do atraso é uma insatisfação com a sua empresa. E assim, fica mais fácil reverter a situação e melhorar.

 

Negociação

Quando chegar no momento de negociar o pagamento, você precisa se certificar de que o cliente estará confortável. Caso o problema seja da empresa, por que não oferecer um desconto? Se perceber que o valor é mais do que o cliente consegue pagar, uma alternativa é propor um parcelamento.

Assim, você diminui as chances de ele dar uma negativa no pagamento e o faz se interessar por negociar. Procure, nesse primeiro momento, conduzir diretamente com o cliente o acordo para receber pelo menos parte do valor devido.

 

Recorde-o do acordo

Não deixe de manter sempre contato com o seu devedor. Você pode avisá-lo via mensagem de texto, Whatsapp e até e-mail sobre novidades e promoções, e aproveitar o contato para relembrá-lo do prazo estabelecido. Isso parece melhor aos olhos do cliente do que uma cobrança taxativa.

Caso o prazo tenha vencido, tente verificar sua dificuldade para entender.

Importante salientar que as mensagens precisam estar no horário comercial e não se tornar abusivas, com frequência muito alta. Excesso de cobrança também é passível de punição e faz o cliente se sentir desconfortável a ponto de não querer mais o seu contato.

 

Cartão de crédito

Receber em cartão de crédito pode ser uma boa alternativa para garantir que aquele dinheiro será recebido, além de ser mais confortável para ambos os lados. Com o cartão, você tem a garantia de que vai receber.

Seguindo essas dicas, certamente o tão temido momento da cobrança se tornará mais fácil e efetivo.

 

Conte sempre com o Online OS para ajudar sua empresa a crescer e simplificar sua vida.

Conheça a plataforma Online OS:







× Como podemos te ajudar?