Por que emitir uma ordem de serviço?
A Ordem de Serviço, que é abreviada comumente com a sigla OS, nada mais é do que formalizar o serviço que será prestado a um cliente.
No processo, o cliente comunica o que necessita (ou há casos em que o colaborador vai até o cliente e ele vistoria e repassa o que será necessário fazer) e tudo é colocado em uma ordem de serviço, que é distribuída para todos os envolvidos no processo.
A Ordem de Serviço traz todos os detalhes e informações que são necessários para o planejamento e execução do serviço, incluindo todos os dados do cliente, local de atendimento, etc.
Ela serve para que a empresa consiga ter uma organização e não haver falhas de atendimento, mapeando riscos e ainda dando autorização do cliente para a empresa prosseguir com o combinado.
É através do uso das Ordens de Serviço que a empresa consegue gerenciar dados importantes dos serviços, e atuar com a comunicação assertiva entre todos os departamentos envolvidos no processo. Todos tendo acesso aos detalhes, fica muito mais fácil prestar um serviço de qualidade e sem margem de erro, garantindo satisfação do cliente, boa reputação da empresa, minimizando riscos e retrabalho. Como ela tem também as preferências do cliente, isso possibilita um atendimento mais personalizado.
Nesse artigo vamos discorrer sobre a importância das Ordens de Serviço para sua empresa e como fazer esse documento.
Mas por que devo emitir uma Ordem de Serviço?
Como já mencionamos, a Ordem de Serviço é um documento com múltipla importância: para a empresa, pois organiza os dados importantes e mantém o fluxo de serviços em andamento; para o colaborador, que recebe exatamente o que precisa ser executado e para o cliente, que tem uma garantia de que sua necessidade será atendida.
Dependendo da empresa, a Ordem de Serviço pode ser emitida tanto pelo gestor do departamento quanto pelo colaborador responsável pelo atendimento ao cliente. Ela descreverá: serviço a ser executado, data e/ou duração, materiais necessários e quaisquer informações relevantes, incluindo o cálculo do preço da mão-de-obra e materiais inclusos.
A Ordem de Serviço precisa também garantir boas condições de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), de uso obrigatório.
Uma Ordem de Serviço começa com as informações passadas pelo cliente, e avaliação do técnico com parecer. Ali, inclui-se todo o material necessário, quais processos serão executados e os seus valores. A descrição de valores é de suma importância, pois além da Ordem de Serviço garantir exatamente o que será executado, os gestores e clientes precisam calcular com exatidão os gastos envolvidos, além de controlar o estoque ou efetuar compra de material por parte da empresa, se for o caso, o que também impacta no tempo de serviço.
Por isso, é importante que tudo seja descrito com exatidão, porque uma vez que a Ordem de Serviço é emitida, a empresa será cobrada pelo cliente pelo cumprimento do acordo.
A Ordem de Serviço, portanto, possibilita a requisição de material com fornecedores, a melhora da gestão financeira da empresa, com controle de estoque e previsão de recebimento, comunicação com setores, etc.
Lembrando que a Ordem de Serviço muda a cada tipo de negócio, adaptando-se à necessidade da empresa.
Legislação
A emissão de Ordem de Serviço não é apenas um processo que a empresa decide implantar. Ela está prevista em lei, pois garante a Segurança do Trabalho para os colaboradores, uma vez que descreve tarefas específicas que cada um precisa executar. Portanto, ela pode e deve ser adotada como norma interna de garantia da Segurança do Trabalho.
Ela consta do Capítulo V da CLT, no Decreto Lei 5542/43 de 1943, artigo 157 e inciso II; segundo ele, cabe à empresa
II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
Como criar uma ordem de serviço?
Já mencionamos que a Ordem de Serviço pode variar de acordo com a necessidade e os processos de cada empresa, a depender da área de atuação e tarefas a serem executadas. Uma coisa que, no entanto, é comum para todas as situações é que cada Ordem de Serviço tenha um número, para que seja fácil a identificação.
Além do número (único para cada uma), a OS precisa conter a data de criação e o responsável, com devido cargo e ter campos para que todas as informações possam ser devidamente inseridas, para cada setor responsável que tomará parte naquela prestação de serviço. Também precisará ter campo para assinatura do responsável, e há casos em que em cada etapa assina-se a OS, assim temos o controle maior da eficiência de cada etapa e seu colaborador, o que nos dá oportunidades de melhoria.
Não há um formato padrão que sua OS precisa adotar, visto que ela deverá ser elaborada para que a sua empresa se adapte e tenha controle como melhor convier. Mas existem requisitos que precisam constar em seu documento:
- Número da OS
- Local, data e hora da criação
- Nome e cargo do responsável pela criação
- Descritivo completo do serviço a ser realizado
- Materiais e mão de obra necessários com valores unitários
- Valor total
- Forma de pagamento
- Quantidade de tempo para execução
Apesar de termos falado bastante sobre serviços, a OS pode também ser usada para produtos, especialmente em ambientes de produção, onde existe processos de fabricação; nesse universo, ela é usada para sinalizar o início do processo de fabricação e está atrelada a uma lista de materiais, devendo, portanto conter:
- Quantidade de produtos a serem fabricados
- Lista de matérias-primas necessárias com quantidade e valores
- Quais trabalhos serão necessários com valor e montante
- Taxa e quantidade de utilização de máquinas
Além disso, atente-se a outros pontos que precisamos explicar em relação à Ordem de Serviço:
1. Data de emissão
Todo documento emitido precisa conter a data da emissão e assinatura, pois ele é a prova de que foi emitido antes da execução do serviço.
2. Revisão
Importante datar revisões e alterações para não perder controle de qual versão é a correta.
3. Assinatura
O campo de assinatura do colaborador e gestor responsáveis é importante, pois garante a veracidade das informações.
Como minimizar erros na minha Ordem de Serviço?
Apesar do processo de emissão da Ordem de Serviço ser simples, é necessário que seja feito com bastante atenção no preenchimento de cada campo, com descrições claras e corretas. Por isso é tão importante ter um template para sua OS, intuitivo e de fácil preenchimento, pois assim, ela seguirá uma ordem e ficará fácil de preencher, acompanhar e compreender. Só o fato de seguir uma linha já dá mais garantia de que erros serão evitados, fora o tempo que será economizado. É para isso que temos o Online OS, um sistema completo para simplificar os processos da sua empresa e te ajudar no que realmente importa: a gestão.
Por fim, vamos ressaltar mais alguns pontos de importância de uma Ordem de Serviço:
- Registro e acompanhamento de atividades dos funcionários
- Documento de consulta para os envolvidos no processo
- Registro de eventuais problemas e necessidades específicas
Por que escolher um sistema de Ordens de Serviço?
Sua empresa não precisa mais emitir Ordens de Serviço em papel, correndo riscos desnecessários e margem de erro grande. Com o advento da tecnologia, plataformas que ajudam o processo estão acessíveis, e são a melhor opção para que todo o processo fique mais claro.
No Online OS, você gera seu documento com tranquilidade, e ainda pode:
- Ter o controle completo da empresa na palma da mão
- Acessar de qualquer lugar
- Rastrear os passos de seu colaborador, garantindo eficiência
- Melhorar a comunicação da sua empresa
- Ter controle sobre suas finanças
- Tomar melhores decisões com base nos números
- Controlar seu estoque de forma fácil e segura
- Criar ocorrências e modificar a OS em tempo real
O que está esperando? Acesse já e aproveite nossas vantagens.