Dicas de como precificar um produto

16 setembro de 2021

Colocar preço em um produto é uma tarefa de suma importância para qualquer negócio. É o preço que gera atratividade, competitividade e lucratividade, e pode ser decisivo no sucesso da empresa.

Colocar o preço errado no seu produto ou serviço pode significar um grande risco, então, é necessário analisar o produto e levar em conta a precificação desde o início da colocação dele no mercado.

O preço para cada produto e serviço é estratégico para os negócios. Ele pode ser ajustado para melhorar o faturamento e maximizar vendas, melhorar a participação de mercado e conseguir reagir aos concorrentes.

 

Como precificar?

Colocar preço pode parecer simples, mas é necessário seguir alguns passos, pois o preço não pode fazer com que o cliente deixe de comprar, mas precisa dar lucro. Selecionamos alguns passos para ajudar nessa ação tão fundamental para garantir o equilíbrio.

 

1. Custo unitário

A primeira coisa a ser feita é saber exatamente qual o valor gasto para produzir ou adquirir cada unidade de cada produto. Essa é a primeira análise a ser feita.

 

2. Despesas

Depois de saber o custo por produto, é hora de analisar as despesas da empresa e definir quais gastos são fixos (aqueles pagos não importando o faturamento, como salários, por exemplo) e quais são variáveis (dependem do volume de vendas, como gasto de emissão de nota fiscal).

Ambos os tipos de despesa precisam se pagar com as vendas, mas há formas de fazer isso. Você pode:

1. Fazer a diluição de seus custos fixos no mix de produtos, atribuindo porcentagens diferentes de contribuição, para conseguir calcular quantos produtos de cada tipo são necessários serem vendidos para pagar a operação. Todo o restante é seu lucro.

2. Seu preço final estimado pode resultar em margem de contribuição. Ao deduzir o valor das despesas, o que restar é lucro líquido.

Lembre-se sempre de incluir o valor dos impostos nos cálculos.

 

3. Margem

Após a definição da margem mínima para a saúde de sua empresa, mantenha-se firme nela. Fique atento no momento de precificar, pois os valores precisam atingir a sua meta.

Caso algum dos seus itens dê prejuízo, está na hora de rever se vale a pena continuar vendendo, e em geral a resposta será não.

 

4. Markup e margem de lucro

Imprescindível conhecer os dois termos, que podem ser confundidos.

Markup é o seu lucro desejado, o percentual aplicado aos produtos, e Margem de Lucro é todo aquele valor que retorna ao seu caixa após o pagamento de todos os custos.

Depois de entender esses dois termos, fica mais fácil precificar.

 

5. Mercado

Não se baseie apenas em tabelas de preços do mercado. Pesquise de forma minuciosa os players de mercado, por quanto eles vendem, quem é o público alvo e quantidades. Conheça profundamente o ambiente em que atua, para ter mais segurança na hora de colocar seus preços.

É nessa pesquisa que você poderá comparar os seus preços e saber se está vendendo bem em relação ao concorrente, e programar seu estoque de forma mais eficaz.

Precificar não é uma tarefa simples, mas é a chave para ter um negócio de sucesso.

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