Dicas de como bater metas de vendas em sua assistência técnica

16 novembro de 2021

Todo empreendedor que trabalha com vendas sonha em atingir – e ultrapassar – as suas metas de vendas. Para isso, além da experiência, é preciso ter uma estratégia de vendas que seja eficiente e um bom relacionamento de seus clientes com a sua marca.

Conhecer o seu público e entender exatamente suas dores faz parte fundamental da experiência necessária para vender mais e melhor.

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas para te ajudar a bater metas de vendas.

 

1. Planejamento

Mantenha o seu foco! Para isso, planejar sua rotina é fundamental. Assim, você conseguirá trabalhar no que realmente importa para atingir os seus objetivos.

Trace horários para cada tarefa dentro de seu dia e as execute como planejado, assim, você verá como terá tempo para tudo e fará as tarefas de maneira mais organizada, desde um papo com colaboradores até envio de e-mails.

 

2. Cuidado com as distrações

Distrações são ótimas para atrasar o atingimento de metas. Tenha concentração no seu objetivo e não se perca no meio do caminho com o que não estava em seu planejamento.
Evite também a procrastinação, colocando algumas ações em prática:

  • Organize sua agenda
  • Saiba os motivos que te fazem perder o foco para evitá-los
  • Divida metas maiores em tarefas menores
  • Defina um cronograma
  • Tenha metas alcançáveis
  • Disciplina sempre
  • Tenha controle emocional
  • Aprenda a terceirizar
  • Use ferramentas de gestão de tempo

 

3. Seja otimista

Uma pessoa negativa, que coloca empecilho em tudo é a maior sabotadora dos próprios objetivos. Quando você não confia no produto ou serviço que oferece, os clientes percebem, e perde-se a oportunidade de criar um laço fundamental para fechar a venda.

Por isso, procure ao máximo trazer otimismo para o seu dia a dia, assim você também se motiva e motiva os outros a serem mais confiantes na rotina e nas metas.

 

4. Senso de urgência

É importante saber criar um senso de urgência em muitas situações. Mas lembre-se que, para o seu cliente, trabalhar com essa abordagem na hora da venda precisa ser algo feito com clareza e sinceridade, pois os clientes percebem se o vendedor não estiver falando a verdade.

 

5. Atendimento de qualidade

Atingir a meta é importante, mas não pode ser a qualquer custo. É preciso ter foco na excelência do serviço e atendimento ao cliente, pois isso certamente irá facilitar a chegada aos objetivos.

Tenha sempre em mente a importância do cliente e de oferecer um serviço de qualidade para a manutenção do relacionamento.

Saiba exatamente do que ele gosta e precisa, desenvolva um script de vendas e use a linguagem apreciada pelo público. Faça a venda personalizada, entendendo cada demanda.

Importante que os colaboradores sejam sempre treinados para ter excelência.

 

6. Tente abordagens diferentes

Não seja tão previsível nas suas abordagens aos clientes. Experimente abordagens em momentos diferentes, entendendo o melhor momento para o seu cliente, onde ele estará mais disponível para realmente ouvir o que sua empresa tem a dizer.

Além de alternar horários, experimente também variar os canais de comunicação, sempre dentro do que o cliente prefere. Por isso é tão importante conhecer o perfil de cada cliente e saber o que melhor se ajusta em cada caso.

 

7. Rede de contatos

Tenha foco na conexão com as pessoas certas para atingir suas metas. Mas não esqueça que pessoas secundárias também podem ajudar na ampliação da sua rede de contatos. Expanda os tipos de pessoas das quais você se aproxima, participe de eventos e invista no networking, sempre focando sua atenção no cliente final e no que deseja ampliar.

 

8. Elimine os gargalos

Importante entender os gargalos que atrapalham a sua produtividade e, como consequência, impedem que você chegue nos seus objetivos.

Ao identificá-los, fica mais fácil criar planos de ação que os eliminem ou pelo menos minimizem a ação negativa.

Faça uma auditoria da sua operação, trace fluxos e analise cada um dos pontos envolvidos para chegar nos fatores determinantes de sucesso e de melhoria. Depois, trabalhe nas ações corretivas.

 

9. Faça uso do marketing digital

Cada dia mais as estratégias de marketing digital têm ganhado espaço e crescido muito. O consumidor cada vez mais muda o seu comportamento e é preciso adaptar-se às tendências. Invista em um bom site institucional, com blog que gere conteúdo de qualidade e não apenas invista em querer vender. Isso se chama marketing de conteúdo e é muito bem visto aos olhos dos clientes.

Esteja presente também nas redes sociais em que seu público está, criando interações e conteúdos que despertem o interesse, lembrando de não se preocupar somente em divulgar seus produtos e serviços, mas em mostrar interações diversificadas.

 

10. Vá além do preço

Existe uma grande diferença entre valor e preço. Valor é a percepção que o cliente tem daquilo que está sendo ofertado, quando vê benefícios, qualidade e exclusividade no que a marca oferece. Quando ele chega a uma equação positiva de valor, o preço torna-se menos relevante na tomada de decisão.

Existem vários fatores que influenciam a percepção positiva do cliente, como experiências pessoais, expectativas, tendências mercadológicas, informações prévias de outros consumidores, entre outros. E, claro, existe uma participação ativa do vendedor em cada caso.

Por isso, promova sempre valor agregado àquilo que você está oferecendo, não apenas limitando-se às características do item.
Algumas dicas para trabalhar o valor:

  • não ache que você conhece o real motivo do cliente escolher sua marca, mas procure chegar o mais perto de conhecê-lo
  • trabalhe o relacionamento com o cliente para estabelecer confiança
  • não importa qual a justificativa do cliente para a compra
  • o cliente precisa achar sempre que aquela venda é uma oportunidade única, crie valor

Através da percepção positiva que vai sendo criada entre seus clientes, a sua marca vai ganhando mais força e sua empresa constrói uma rede positiva de clientes satisfeitos.

 

11. Avaliação sempre

Não adianta traçar um plano e deixá-lo sempre imutável. Faça avaliações diárias das metas estabelecidas, bem como do trajeto para se chegar nelas, avaliando também em determinados períodos como semanal ou mensalmente, mensurando resultados e corrigindo falhas.
Para bater metas é preciso muito foco, planejamento e comprometimento com os resultados.

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