Como criar crediário próprio para sua assistência técnica?

21 junho de 2022

Não importa o porte de sua empresa. É possível que você ofereça crediário próprio, desde que, claro, seja utilizado um sistema seguro. É importante sempre focar na análise de crédito para entender qual a credibilidade do seu cliente no mercado.

Sabendo dessa condição, é possível que o serviço seja oferecido sem apresentar riscos para a sua empresa.

Assim que souber que o seu cliente está apto a utilizar o seu crediário, é necessário que seja feito um cadastro com todos os seus dados e informações de sua compra. Deverá ser emitido um carnê onde constarão informações importantes como valor e quantidade de parcelas, seu vencimento, valores a serem cobrados de multas e juros em caso de atraso, descontos para pagamentos antecipados se aplicável, etc.

O que é, afinal, o crediário?

O crediário nada mais é do que a emissão de um carnê de boletos bancários, cada um com data de vencimento pré definida, numeração e valor da parcela, além de outras informações pertinentes.

Através dele o cliente pode parcelar a sua compra de acordo com a quantidade de parcelas estipulada pelo estabelecimento, e a sua divisão pode ser combinada entre as duas partes no momento da emissão.

Não existe uma regra, mas usualmente costuma-se parcelar em no máximo 24 vezes. Tudo depende do valor da compra, do seu fluxo de caixa e d fatores que são importantes para cada tipo de negócio. É uma alternativa para viabilizar a venda a clientes que não conseguem pagar à vista.

Uma das vantagens do crediário é que o valor a ser pago vai diretamente para o estabelecimento, não tendo taxas que normalmente são aplicáveis com o uso de cartão, por exemplo. Claro que é importante ter a ciência de que, em caso de não pagamento, há certo risco envolvido.

Outra vantagem é que eventuais multas e juros por atraso são direcionadas a seu caixa. O importante é que haja um planejamento para casos de inadimplência, a fim de evitar prejuízo.

Quando bem estruturado e implantado , o crediário pode tornar-se um aliado de seu negócio, inclusive sendo responsável por fidelizar clientes.

Etapas

1. Pré-vendas

A primeira etapa importante na implantação de um crediário próprio é fazer a análise de crédito do seu cliente. Através dessa análise você consegue avaliar as condições de compra desse cliente, entender seu histórico e saber se é um bom pagador.

Isso ajuda a tomar decisões, inclusive no que concerne a quantidade de parcelas disponíveis. Importante também entender qual a quantidade ideal d parcelas que não prejudique a saúde do seu negócio.

O cliente precisa estar ciente das condições que sua empresa vai instituir, como valor mínimo para parcelamento, entre outras.

Portanto, saiba exatamente o que a sua empresa pode oferecer de modo que sua gestão seja eficaz e o cliente possa sair satisfeito.

2. Pós-vendas

Depois que o cliente efetuou a cobrança e o crediário está em uso, entra a etapa da cobrança. Faz-se necessário que sua empresa tenha uma gestão de cobrança eficiente, o que pode ser obtido através de relatórios atualizados de dívidas em aberto e seus status.

Como já mencionamos, os juros podem ser aliados do seu faturamento, desde que a parcela seja acertada e não haja inadimplência. Quando se estende o prazo em muitos meses, o fluxo de caixa fica prejudicado, além de haver o risco de não pagamento.

Uma opção interessante é o cliente receber promoções para quitar o boleto em seu estabelecimento, pois isso gera novas vendas e mais fidelidade.

Como ter meu próprio crediário?

O primeiro passo para ter seu próprio crediário é a contratação de um sistema responsável pela emissão dos carnês de acordo com a negociação de parcelas de cada compra. As plataformas designadas para essa finalidade oferecem registro dos boletos com datas de vencimento e fazem o acréscimo de juros e multas automaticamente em casos de atraso.

Os boletos são emitidos com códigos de barras aceitos para pagamento em qualquer lugar.

Alguns passos podem ser tomados na criação do seu crediário:

  1. Faça a contratação da plataforma de soluções de pagamento;
  2. Uma vez cadastrado na plataforma, efetue o cadastro de seus clientes;
  3. Faça o lançamento de todos os boletos que irão compor o carnê;
  4. As informações devem ser inseridas corretamente, atenção com essa etapa;
  5. Após o lançamento dos dados da compra e parcelamento, o carnê estará disponível para o seu cliente.

 

Bem simples, certo?

O sistema escolhido salvará todo o histórico dos clientes, e você poderá acessar as faturas pagas, as que estão em aberto, se há atrasos, entre outras informações. A plataforma também deverá fazer a conciliação com o pagamento e a gestão de cobrança, portanto, escolha um sistema que consiga fazer esse cruzamento de dados, o que poupará trabalho e trará mais assertividade na sua gestão.

É possível que os clientes recebam lembretes de pagamento perto da data de vencimento, enviados diretamente pelo sistema, bem como receber mensagens sobre parcelas atrasadas.

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