Como reduzir os custos de sua empresa
Sabemos que, sempre que a empresa se depara com alguma situação atípica, como momento econômico, por exemplo, é necessário que o empreendedor saiba avaliar e mudar sua perspectiva e planos.
Essa dinâmica é bastante comum em todas as empresas dos mais diversos segmentos, e fatalmente todos passarão por isso. Até o fato dos consumidores mudarem seus hábitos pode ser um fator a se levar em conta na hora de refazer um planejamento.
Quando temos uma crise, é comum que tenhamos que reavaliar nossos números. E é nesse ínterim que começamos a pensar como reduzir os custos operacionais e administrativos para que a empresa continue ativa.
Primeiramente, já falamos em outros artigos sobre a importância do controle estrito de gastos, usando plataformas ou mesmo a boa e velha planilha. Esse controle dará uma visão geral e facilitará a tomada de decisão para a redução. Mas há outras ações que podem ser tomadas nesse momento, e que listaremos a seguir.
1. Saiba tudo sobre seus custos
A redução de custos precisa ser assertiva e jamais impactar na qualidade do que está sendo ofertado para o cliente. Quando se reduz custos de forma errada, a empresa pode perder qualidade e isso ser negativo para os negócios.
Faça uma lista de todos os gastos e os avalie com critério antes de simplesmente cortar algum gasto. Há situações de substituição por opções mais baratas que podem ser uma boa saída.
Conheça em detalhes a sua empresa e não tire do foco que sua qualidade precisa continuar como sempre.
2. Negocie com fornecedores
Independentemente se está passando por uma crise generalizada ou não, lidar com fornecedores e negociar pagamentos, descontos e prazos sempre é uma boa solução para reduzir impactos em momentos pontuais.
Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores e conte com o apoio deles em momentos de crise. O importante sempre é que a empresa continue rodando como sempre, e lembre-se que você também é importante para seu fornecedor.
3. Conte com a ajuda dos colaboradores
Se sua empresa tem funcionários, sempre é importante ser transparente. Em um momento difícil, faz-se necessário que todos estejam na mesma página, pois de nada adianta os seus esforços para redução de custos e melhoria se o time não estiver no jogo.
Converse com seu time, explique a situação e ouça opiniões, que podem ser muito valiosas. Exponha o que já foi pensado e coloque-se à disposição para implementar ideias que possam contribuir para a empresa.
4. Mudar pode ser preciso
Uma das análises que pode ser feita é a mudança de local da empresa. Claro que isso leva em conta inúmeros fatores e há situações em que simplesmente não vale a pena, mas tudo deve ser pensado e calculado. Você pode, eventualmente, descobrir um lugar cujo aluguel seja mais barato, ou mesmo ter vantagens logísticas. Mas analise bem para que não tome decisões por impulso.
5. Quando terceirizar é preciso
Uma das soluções frequentemente adotadas por empresas para redução de custos é terceirizar alguns processos, através de parcerias que ofereçam qualidade e custo-benefício. Esse tipo de terceirização pode ser vantajoso inclusive pela diminuição de impostos a serem pagos.
Negocie e faça cálculos, otimizando todas as suas opções.
6. Que tal pensar em trocar o regime tributário da sua empresa?
Dependendo de que regime sua empresa está, você pode escolher mudar, e com isso, economizar no pagamento de seus tributos. A troca pode ser vantajosa para redução no Imposto de Renda, na Contribuição Fiscal, entre outros. Você pode falar com o seu contador e analisar as opções e qual será mais vantajosa.
Caso você seja uma empresa pequena, considere a tabela do Simples Nacional.
7. Foque nas vendas
Na medida em que você vende mais rapidamente, você aumenta o giro de seu estoque e diminui a necessidade de capital de giro, consequentemente diminuindo os custos de financiamento. Dessa forma, procure trabalhar bastante para vender o que ainda tem em estoque, fazendo-o girar, através de promoções atrativas para os clientes. Use os próprios recursos gerados para novas compras, investindo sempre e maximizando os lucros.
8. Um sistema pode ser seu melhor amigo
Não abra mão de ter um grande aliado: um software de gestão que te permita estudar cada parte da empresa e otimize suas decisões. Como a ajuda de um sistema financeiro você poderá entender tudo o que acontece na empresa e controlar os gastos de perto, identificando oportunidades e tomando melhores decisões.
Essas foram as nossas dicas para que, mesmo em momentos difíceis, sua empresa continue crescendo.