Você sabe o que é o PMOC?
Nem todo mundo conhece a sigla PMOC. Apesar disso, trata-se de uma obrigação legal e tem como objetivo garantir o bom estado de sistemas de climatização e saúde dos usuários.
Essas quatro letras significam Plano de manutenção, operação e controle. Basicamente, o plano irá estabelecer procedimentos e a regularidade da verificação da integridade e estado de conservação e limpeza dos sistemas de climatização.
A lei que originou o plano, de número 13.589/2018 foi determinada a todos os edifícios de uso público e coletivo, além dos espaços de uso restrito que possuam ambientes climatizados de forma artificial.
O PMOC visa atestar a higiene de todos os equipamentos e estruturas que fazem parte do processo de climatização, de modo a garantir que não haja fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e material particulado.
E quais são as vantagens do PMOC?
Existem estudos que provaram que um sistema de climatização dentro dos parâmetros de limpeza e qualidade melhora as condições de saúde ocupacional, promovendo melhor desempenho dos ocupantes dos espaços estudados.
O fato de manter o plano sempre em dia também garante que o sistema trabalhará em sua eficiência máxima por mais tempo, gerando economia por gastar menos energia.
Doenças respiratórias são causadas por transmissão de microrganismos e contaminantes presentes no ar que respiramos, especialmente em ambientes sem ventilação natural e com uso de sistemas de climatização. Essas doenças podem ocasionar afastamentos ocupacionais, gerar sequelas respiratórias e levar até a morte.
Como trata-se de uma lei, o não cumprimento do PMOC, ou seu cumprimento parcial, pode gerar multas e até interdição de seu negócio, gerando muitos prejuízos.
Como é feito o PMOC?
O plano começa com o levantamento de dados sobre a edificação e o sistema utilizado. Nesse momento, mapeia-se as áreas que possuem espaços climatizados, qual a carga térmica instalada, quantos ocupantes utilizam o espaço, qualidade do ar interno, etc.
Com todas essas informações em mãos, é feito o comparativo dos resultados com os dados de referência exigidos através de normas técnicas. Então, um relatório é expedido com todas as informações e adequações que necessitem ser efetuadas, além da rotina de manutenção a ser seguida.