Tipos de e-mail marketing para sua assistência técnica ter mais resultado

14 abril de 2021

Você, como empresário, deve estar se perguntando se os e-mails marketing ainda funcionam. E a resposta é sim! Esse é um valioso recurso de vendas, mas é importante que se use tipos diferentes para que seu público-alvo seja devidamente impactado.

Observe sua assistência técnica e o perfil de seus clientes. Quais mensagens você pode passar a eles que funcione? De que maneira você deve elaborá-las e quais os efeitos que elas terão para aquele potencial cliente? Como usar cada uma?

Aqui, a forma que será escolhida é muito mais importante do que o que será feito.

Listamos, portanto, seis tipos de e-mail marketing que você pode começar a usar já, e que farão diferença nos resultados de sua assistência técnica.

E-mail promocional

É uma forma de promover determinada oferta, não importando qual desconto será aplicado, ou de que valores se está falando. Pode ser enviado com objetivo de divulgação de um evento, um conteúdo gratuito ou mesmo uma condição especial para determinados clientes (por exemplo, ganhe desconto em sua primeira compra online, etc.)

Dependendo da promoção, lembre-se que é necessário segmentar o perfil, como se faz em qualquer tipo de e-mail marketing.

Você pode, por exemplo, enviar uma promoção apenas a clientes que já usam a sua assistência técnica. Ou atrair novos leads. O importante é entender a mensagem e passá-la de forma clara ao receptor correto.

Newsletter

Newsletter são excelentes meios de divulgação de conteúdo relevante atrelado à sua marca. Em troca do lead receber material de qualidade (e o material certo é imprescindível aqui), você está cravando em sua memória o nome da sua assistência técnica, fazendo-o lembrar de você para eventuais momentos que precisar.

Os e-mails do tipo newsletter são uma ótima forma de manter contato constante com seu lead/cliente. Existem muitas ferramentas de automação desse tipo de e-mail que permite que o usuário personalize o conteúdo e a forma como quiser, deixando a impressão positiva em quem receber. Essas ferramentas também ajudam na métrica e acompanhamento de indicadores, o que faz com que você saiba exatamente o que está ou não funcionando e até que tipo de conteúdo mais agrada o seu público.

E-mail de boas vindas

Esse é o tipo de e-mail que o possível cliente recebe assim que faz um cadastro em sua assistência técnica e coloca seus dados, tornando-se um lead. Há quem acredite que esse tipo de comunicação passe a impressão de simples formalidade, mas pode ter um efeito bem positivo na fidelização e atenção ao cliente.

O segredo é enviar material que reforce uma boa experiência, e a satisfação genuína de ter aquele lead em seus contatos, como possível cliente. É um estímulo para que, além do simples cadastro, esse lead retorne e torne-se cliente.

E-mail sazonal

São e-mails marketing enviados em datas e ocasiões específicas, como natal, black friday, aniversários, etc. O objetivo aqui é fazer com que o seu cliente seja lembrado. Usando uma ferramenta de automação para enviar um e-mail marketing de aniversário, por exemplo, você faz um agrado e sai na frente de qualquer outra empresa que não lembra do aniversário desse cliente.

Para esse tipo de e-mail, abuse do visual e use poucos textos. Animações também são bem-vindas. O importante é prender a atenção e gerar impacto positivo.

E-mail para e-commerce

Esse tipo de e-mail é mais efetivo quando personalizado, para que seus resultados sejam melhores e mais significativos. Não adianta enviar para todo tipo de cliente todos os produtos. Para isso, é necessário entender o que cada tipo de cliente gosta, o que faz mais sentido para eles.

Se a sua assistência técnica vende produtos para determinado tipo de celular via e-commerce, é para usuários daquele tipo que os produtos devem ser enviados. Não enviei ofertas genéricas que pouco significam para quem recebe. Isso só tornará seu e-mail mais um na lista de spams.

Quando o cliente é tocado naquilo que ele mais precisa, a interpretação é positiva.

Não é uma tarefa fácil, claro, pois as preferências dos consumidores estão sempre mudando. Por isso, teste seus envios, como conteúdo, horário, público, e analise com as ferramentas de automação o que está dando mais resultados. Se você tem um perfil do cliente, que tipo de aparelho ele tem, isso também é um ponto a seu favor na hora de enviar um e-mail desse tipo.

E-mail para clientes inativos

Para seus clientes inativos, o envio de e-mails deve seguir alguns pontos essenciais: informação correta na hora certa, com periodicidade adequada e endereços de e-mail válidos, claro.

Entender o que fez com que um cliente tenha se tornado inativo é importante, pois você pode tratá-los de forma diferenciada e personalizada. Ele pode apenas estar inativo por não ter precisado dos seus serviços, por exemplo, pois a assistência técnica pode ter uso sazonal. Então, seu e-mail para esse tipo de cliente pode ter característica de se fazer lembrar, para quando ele precisar.
Benefícios das ferramentas de automação
Como já citado anteriormente, há diversas ferramentas que ajudam a tarefa de enviar seus e-mails marketing a serem executadas mais facilmente. Com elas, você pode automatizar todo o processo e gerar relatórios para que cada lead tenha seu lugar certo.

Isso é um ponto positivo, pois você criará listas com tipos de clientes, entendendo para quem enviar cada tipo de e-mail, sendo mais assertivo tanto na aceitação quanto em posteriores análises. Quando você personaliza sua comunicação, a chance de garantir o engajamento é muito maior.

Quando o cliente recebe conteúdos de qualidade que se adaptam aos seus gostos e desejos, fica muito mais fácil fazê-lo ser fiel à sua marca e voltar a utilizar seus serviços, inclusive indicando a outros possíveis clientes.

Faça testes, use diversas ferramentas e adapte sua comunicação. Certamente sua assistência técnica terá muitos benefícios.

 

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