Saiba como aplicar o método 5W2H em sua assistência técnica
Uma assistência técnica de sucesso engloba boas tomadas de decisão e ações assertivas desde a contratação dos colaboradores até gestão de vendas e outros departamentos. Essas tomadas de decisão precisam estar embasadas, ou o negócio pode correr sérios riscos.
Para auxiliar o empreendedor a tomar as melhores decisões, existem muitas ferramentas, e uma delas é a 5W2H. Nesse artigo falaremos sobre esse método que irá te ajudar a gerir melhor sua assistência técnica.
Definição de 5W2H
O 5W2H é uma ferramenta comumente utilizada para organizar e estruturar planos de ação. Nascida nos EUA, foi desenvolvida por profissionais da indústria automobilística que buscavam a total qualidade de seus processos.
Mas o que ela realmente quer dizer? A sigla deriva dos fatores:
5W: what (o quê), why (motivo), when (quando), where (onde) e who (quem).
2H: how (como) e how much (custo)
Aplicação
O 5W2H trata diretamente da qualidade e acompanhamento, e pode ser aplicada em muitas situações e tipos de empresas, e deve ser usada pela sua assistência técnica com chances de grandes resultados.
No caso de usá-la em sua assistência técnica, ela pode servir tanto para reestruturar algum processo quanto para otimizar alguma etapa, ou seja, funciona para medidas corretivas, preventivas ou de otimização.
O processo
Para extrair todo o potencial de uso da 5W2H é necessário fazer o seu uso corretamente. Isso quer dizer que alguns cuidados precisam ser tomados, desde antes da aplicação até o momento em que ela estiver ativa. Para isso, separamos algumas dicas:
1. Planejar
Antes de começar a usar a ferramenta, faça um planejamento. Identifique o processo ou mesmo setor que precisará de melhorias.
É preciso também reconhecer as mudanças e ações que são necessárias, pois elas passarão por uma análise.
Realize as ações sobre uma causa, e não efeito apenas, pois o resultado pode não ser tão bom ou duradouro.
2. Executar
Quando tiver bem definido onde você vai agir, responda às 7 perguntas da 5W2H de forma clara e objetiva. Faça uma análise minuciosa de de cada uma das ações a serem tomadas. Assim, você evita que haja interpretação errada e falhas. Também é importante para identificar possíveis erros nas ações identificadas.
3. Analisar
Depois de respondidas as 7 perguntas e as ações começarem a ser executadas, é muito importante analisar os resultados da aplicação da ferramenta. É nesse momento que você poderá calcular os custos efetivos versus os estimados, por exemplo. Tomando essa precaução você garante a aplicação assertiva da 5W2H, aumentando a inteligência da sua assistência técnica.
Ao usar o método 5W2H na sua assistência técnica , você irá perceber a melhoria dos processos, o que vai ajudar na gestão como um todo.
Ela traz mais controle e segurança na gestão micro e contribui para o crescimento amplo do seu negócio.
Conte sempre com o Online OS para ajudar sua empresa a crescer e simplificar sua vida.