Por que é tão importante ter um cadastro de cliente?

28 outubro de 2021

Cadastrar os seus clientes é importante para quem quer gerir as suas vendas de maneira eficaz. Em um único ambiente é possível centralizar dados e informações de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas que estejam relacionadas com sua empresa (e até as que já tiveram alguma relação e não tem mais).

Você pode usar tanto uma planilha quanto um sistema automatizado que permitam visualizar de forma rápida tudo o que é necessário saber sobre os seus clientes.

Há muitas vantagens para manter cadastros ativos, entre elas, a melhoria da gestão e a manutenção da relação empresa cliente, através da fidelização e atendimento personalizado.

Com essa ferramenta você será capaz de monitorar o perfil do seu consumidor e conhecer seus hábitos. Com essas informações, você consegue efetuar um pós venda melhor, fazer promoções e até resgatar clientes antigos. Você pode impulsionar as suas vendas através da análise de seus clientes.

Mas para que esses cadastros sejam realmente úteis, eles precisam de algumas informações relevantes. Por isso, trouxemos esse artigo.

 

O cadastro

Já mencionamos que o cadastro de cliente é uma ferramenta na qual são inseridas informações relevantes para a sua empresa, que dizem respeito a cada um de seus clientes. Essas informações serão responsáveis por ajudar a fazer uma melhor gestão de vendas e relacionamento, alavancando os resultados operacionais.

Muitos são os clientes que passam pelas empresas. Reunir todas as informações deles em um só lugar é a chave para uma estratégia de sucesso.

 

Importância do cadastro de cliente

Uma das principais prioridades que se deve dar a um cadastro é o relacionamento com o cliente. Você pode gerar novas vendas, resgatar clientes antigos e impulsionar novos clientes a conhecerem seus produtos ou serviços através do boca a boca, quando se tem atendimento de excelência e personalizado.

Toda vez que sua empresa presta um excelente atendimento, sua marca ficará para aquele cliente como uma referência.

Através das informações contidas nas compras e cadastro de cada cliente, você pode elaborar relatórios que vão auxiliar na gestão de vendas para alavancar o seu negócio.

 

Cadastro sempre atualizado

Além de efetuar o cadastro dos clientes, é preciso mantê-lo sempre atualizado. Veja algumas das vantagens:

1. Amplo conhecimento sobre os hábitos do seu cliente

Ter os dados do cliente à mão ajuda a entender seus hábitos e preferências. Assim, fica mais fácil investir em estratégias de vendas com mais chances de sucesso.

2. Personalização do atendimento

Conhecendo o seu cliente é possível tornar a experiência dele na sua empresa personalizada. Sabendo seus gostos, data de aniversário, última compra é possível oferecer soluções personalizadas com maiores chances de conversão.

3. Conquista de novos clientes

Um cliente bem atendido tende a indicar para os amigos, com boas referências, a chance é de sempre aumentar a sua clientela.

4. Aprimoramento no atendimento ou nos produtos / serviços

O cadastro de feedbacks pode ser usado também como fonte de feedbacks, desde que a empresa se mostre aberta e tenha canais ativos em que o cliente possa se sentir à vontade para dar sua opinião. A melhor forma de melhorar é saber onde estamos errando. Ao reter os dados você pode enviar pesquisas de satisfação para poder entender o que o cliente gosta ou não na empresa.

5. Reativação de antigos clientes

O cadastro permite a possibilidade de reativar consumidores antigos. É possível saber a data da última compra e, unindo ao fato de conhecer as preferências, você pode entrar em contato com ele para oferecer promoções e oportunidades exclusivas, ou mesmo apresentar novo portfólio.

6. Pós-vendas efetivo

Não basta concluir a venda, para ter sucesso é preciso focar no pós vendas da sua empresa, estendendo o rela28cionamento com o cliente. O pós venda é responsável por melhorar a experiência do consumidor, e pode ser uma boa fonte de receitas para o negócio, pois o cliente tende a comprar novamente se tiver experiência positiva.

 

Cadastro eficiente

Já entendemos a importância de um cadastro, mas será que sua empresa sabe como ter um cadastro realmente eficiente, que possa gerar frutos futuros nos negócios?

Mencionamos que, para começar, não precisa usar programas robustos, você pode começar com uma planilha e ir melhorando ao passo que a experiência mostrar-se efetiva e a demanda for aumentando.

Uma das ferramentas mais usadas pelas empresas é o chamado CRM, ou Customer Relationship Management, que é uma solução que visa reunir em um único ambiente todas as informações sobre os seus clientes, desde dados básicos até interações. Ele torna o cadastro mais fácil, rápido e dinâmico, além de facilitar análises e consultas.

 

Dados Importantes

Há muitos campos específicos que não podem faltar para que o cadastro de seu cliente seja completo. Assim você poderá customizar sua planilha ou CRM.

Vamos listar aqui os dados de pessoa física:

  • Nome completo
  • CPF e RG
  • Endereço
  • Telefones de contato
  • E-mail
  • Data de Aniversário
  • Profissão
  • Como conheceu a empresa
  • Observações
  • Data de cadastro

No caso de pessoa jurídica, destacam-se os campos:

  • Razão Social
  • Nome Fantasia
  • Endereço
  • CNPJ
  • Inscrição Municipal e/ou Estadual
  • Data de fundação
  • Atividade econômica
  • Quantidade de funcionários
  • Como conheceu sua empresa
  • Contato dentro da empresa (nome completo)
  • Departamento e cargo do contato
  • Telefones de contato
  • E-mail
  • Site
  • Observações
  • Data de cadastro

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