Indicadores para acompanhar em sua assistência técnica
Para que a sua assistência técnica tenha sucesso, é preciso acompanhar e analisar alguns indicadores importantes. É através dessa análise que você poderá identificar e solucionar problemas, atuando na correção das causas-raiz.
Neste artigo elencamos alguns indicadores para acompanhamento, visando o sucesso de sua assistência técnica.
1. Vendas e Serviços prestados
Um dos principais indicadores diz respeito ao volume de vendas. Você precisa saber quantas vendas de produtos e serviços prestados foram efetuados pela sua assistência técnica em determinado período, sempre comparando com períodos anteriores. Esse indicador ajuda a medir a eficiência de sua empresa, conhecer o seu cliente e até descobrir sazonalidades.
2. Faturamento
Aqui a análise é sobre o valor de vendas e serviços executados, e deve ser acompanhado diariamente, também comparado com outros períodos, analisando a evolução da sua empresa. A comparação pode ser diária, semanal, mensal ou mesmo anual. O faturamento é o melhor índice para analisar a performance da empresa, mas deve ser cruzado com outros dados para uma análise mais completa.
3. Lucro
Quanto de lucro a sua assistência técnica está dando pelo período analisado. O lucro é o cálculo feito após desconto do custo, e indica se sua assistência está ou não trazendo retorno financeiro. Caso você possua mais de uma loja, é possível saber qual delas está trazendo mais retorno e por que resultados são diferentes, ajudando a alavancar as vendas da que estiver com lucro menor.
4. Clientes
Análise da quantidade de clientes atendidos em sua assistência técnica em um determinado período de tempo, também comparando com períodos de análise anteriores. Você pode também selecionar os clientes de cada responsável, sabendo como está o desenvolvimento de cada um do time, e até gerando metas mais ambiciosas.
5. Descontos concedidos
Aqui há duas análises que podem ser feitas: percentual de descontos e valores, também comparando períodos, motivos do desconto, se fazem parte de alguma ação, etc. É importante entender não apenas o valor descontado, mas o percentual que ele representa, pois essa análise mais completa é a que dará uma visão mais ampla para análise.
O valor que está sendo concedido afeta a rentabilidade das vendas e o lucro, diretamente, por isso precisa ser acompanhado de perto.
6. Tíquete médio
O valor do tíquete médio é calculado dividindo o valor total de vendas pela quantidade de vendas realizadas. Através dele você será capaz de entender quanto será necessário para atingir as metas, pois saberá quanto cada venda representa.
7. Itens por venda
Quantos itens, em média, uma venda oferece. Obtém-se esse valor dividindo o total de itens pelo número de vendas, e essa análise ajuda a entender o giro de produtos para cada venda e o impacto das ações tomadas para elevar o tíquete médio.
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