Importância do treinamento da equipe de sua assistência técnica

01 julho de 2021

Treinamento é um tópico importante para todos os tipos de empresa, e não poderia ser diferente para sua assistência técnica. Capacitar profissionais é de suma importância para o sucesso do seu negócio. Se sua assistência técnica ainda não investe em treinamentos, leia esse texto e comece já.

Com o mundo mudando a cada dia, as empresas precisam oferecer mais do que salário e benefícios, mas contribuir com um ambiente estimulante e proporcionar desenvolvimento dos colaboradores.

Investir em treinamento e desenvolvimento, portanto, tem se tornado cada vez mais comuns, e já é provado que esse investimento traz resultados positivos. Através do treinamento os gestores conseguem desenvolver habilidades e conhecer as potencialidades de cada colaborador, gerando desenvolvimento na empresa.

Além de desenvolver habilidades, os treinamentos também servem para que os colaboradores conheçam os procedimentos do negócio, as regras e normas internas e de segurança, o que evita acidentes de trabalho.

Com uma equipe treinada, sua assistência técnica certamente terá uma ótima vantagem competitiva. Então, vamos ver mais sobre a importância do treinamento.

Treinar e desenvolver seus colaboradores

Uma empresa só existe com pessoas. Portanto, o capital humano é um dos principais patrimônios de uma empresa. Com o mercado cada vez mais exigente, é preciso ter pessoas com espírito de servir, que gostem de executar a tarefa para a qual foram contratadas, empreendedoras e ágeis, que realmente façam as coisas acontecerem.

Empresas de qualquer segmento bem sucedidas certamente investem continuamente em treinamentos para equipe, e com isso tendo sucesso garantido. Treinamento não é despesa e sim, investimento.

Através da constante prática de treinamentos, você conseguirá que seus colaboradores desenvolvam competência, tornem-se mais criativos e produtivos e contribuam para o alcance do sucesso de sua assistência técnica.

Ele é a peça mais importante para desenvolver a sua equipe e trazer mudanças de comportamento.

Levantamento da necessidade de treinamento – LNT

A LNT é o primeiro passo para começar os treinamentos de sua equipe.

Antes de sair aplicando técnicas de treinamento, você precisa entender o que a equipe espera, quais as necessidades de treinamento que os colaboradores têm, e que a organização precisa.

Nessa etapa também é preciso identificar o nível de habilidade e conhecimento necessários para a organização.

Identificado o que a empresa precisa, você deverá elaborar um programa de treinamento. É importante, além da observação para detecção, conversar com seus colaboradores.

Nesse programa, você poderá definir o melhor tipo de treinamento, o local (pode ser interno ou externo), orçamento, entre outros. Se tiver uma equipe responsável pelo RH, eles poderão ajudar no planejamento.

Após todas essas definições, chegará a hora da aplicação dos treinamentos. Há muitas técnicas e pode-se usar a tecnologia como aliada na transmissão de informações necessárias. Veja qual a melhor opção para a sua empresa.

Com os treinamentos aplicados, não esqueça de avaliar o resultado do programa e já pensar nas próximas etapas.

 

Tipos de treinamento

Há muitas opções de treinamento que você pode usar em sua assistência técnica. Escolhendo o ideal, você pode encaixar as necessidades no que melhor lhe convier, e diversificar em várias etapas, se necessário.

Aqui trouxemos algumas opções para estimular a sua mente e ajudar na escolha.

1. Aprendizado online
O chamado e-learning usa a tecnologia para passar informações e aumentar o desempenho e conhecimento dos colaboradores. Através dele também é possível fazer networking e compartilhar conteúdos. Uma das vantagens são os custos mais acessíveis.

Outro benefício de se adotar o e-learning é que ele pode ser aplicado em qualquer local e horário, evitando gastos com deslocamento. Ele pode ser online ou gravado, e essa segunda opção facilita a escolha do melhor horário pelo aluno, bem como seu ritmo.

2. Treinamento em sala
Pode-se dar treinamentos em sala, tanto dentro da empresa como em outros locais. Sair um pouco do ambiente de trabalho pode ser um ponto benéfico para a motivação da equipe.

Aqui, basicamente os participantes sentam-se em uma sala e assistem ao conteúdo que será passado pelo instrutor. Pode haver dinâmicas e muita interação, tornando prazeroso e divertido.

3. Leitura
Pode ser complemento do treinamento presencial. A leitura pode ser através da internet, ou mesmo livros que tenham ligação com o assunto abordado. Apesar de não apresentar muita interação, pode-se fazer grupos de discussões dos pontos lidos e até apresentação por parte dos colaboradores sobre o que entenderam da leitura.

 

Vantagens de treinar sua equipe

Há muitas vantagens no treinamento de equipes. Veja algumas delas:

1. Vantagem competitiva
Já falamos sobre a vantagem competitiva em empresas que treinam seus colaboradores. Um colaborador treinado atende melhor o cliente, executa com mais assertividade os serviços e trabalha mais motivado.
Sua empresa ganha em relação a outras que não investem em treinamento. Essa é uma consequência natural do investimento.
Através de constante treinamento você incuta a cultura da empresa aos colaboradores, ajudando-os a compreender o estilo e ritmo de trabalho. Isso ajuda a melhorar o atendimento e a fazer a diferença.

2. Trabalho em equipe
Realizar treinamentos é uma boa maneira de estimular o trabalho em equipe. Se falarmos de treinamento a novos colaboradores, além de esclarecer e ensinar o trabalho, você os ajuda a integração. O trabalho em equipe ajuda a empresa a conseguir resultados concretos.

Ao estimular o trabalho em equipe, você estimula também a troca de conhecimento entre os participantes, e melhora o ambiente.

3. Produtividade
Treinamento ajuda diretamente na produtividade de sua assistência técnica. À medida que você capacita seus colaboradores, eles desenvolvem melhor os seus papéis, aperfeiçoam as suas habilidades e produzem mais.

Além disso, você pode não só passar informações técnicas, mas estimular o desenvolvimento de atitudes e melhor comportamento. Assim seus colaboradores estarão mais qualificados para gerar resultado. Outra consequência é a satisfação profissional que acompanha colaboradores bem treinados.

3. Talentos
Ao investir em treinamento para seus colaboradores, tornando-os capacitados e prontos para o desafio do trabalho, você os motiva e, com isso, retém talentos para a melhoria contínua dos processos da sua empresa.

O treinamento pode acompanhar a gestão de cargos, ajudando-os a ver onde podem chegar com seu esforço.

Treinar e capacitar os seus colaboradores acaba sendo mais barato do que contratar novas pessoas. Quanto mais um colaborador permanecer na empresa, maior vantagem o gestor terá.

4. Motivação
Colaboradores treinados tendem a desempenhar melhor seu trabalho, gerando feedback positivo e motivação. Investir em treinamento é investir em bem estar, à medida em que ajuda no desenvolvimento de um bom trabalho. Torna-se mais fácil executar a tarefa e o colaborador sabe que a empresa pensa nele.

Quanto mais treinamento, mais resultados positivos e, com isso, melhores trabalhos serão entregues. Isso sem contar o investimento na própria carreira e desenvolvimento individual que os treinamentos promovem.

5. Engajamento
Treinamentos não são apenas designados a ensinar a realizar um bom trabalho. Eles abrangem a cultura organizacional e ações internas para melhorar algum aspecto na empresa.

Você pode usá-lo para esclarecimento ou mesmo definição de valores, envolvendo os colaboradores nas modificações propostas e chamando-os a ser parte do todo. Isso era engajamento, não apenas no dia a dia, mas com a empresa, o que acaba reduzindo o turnover.

6. Qualidade
Quanto melhor for a qualidade dos profissionais que atuam na sua empresa, melhor a chance de sucesso. Equipe de profissionais bem treinados aumentam os níveis de qualidade de uma organização. O treinamento agrega valor não apenas a quem o recebe, mas à organização como um todo e aos clientes. Isso faz com que a empresa cada vez mais se destaque no mercado.

7. Clima organizacional
Já mencionamos o quanto investir em treinamento ajuda a melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho, já que colaboradores treinados atuam de forma mais motivada.

Cada colaborador percebe que não é apenas um número, mas tem valor, pois investe-se no seu desenvolvimento e carreira, portanto, sabe que é valioso para a empresa.

Com essa percepção, sua satisfação aumenta, o que ajuda no clima organizacional e a criar um ambiente de trabalho mais agradável.

8. Metas
Toda empresa tem metas, e precisa delas para sobreviver. Os treinamentos ajudam a melhorar a produtividade com mais qualidade, o que ajuda a estabelecer metas mais altas e que ficam mais fáceis de serem alcançadas. Uma equipe bem treinada pode ser desafiada sem colocar em risco a reputação da marca e a qualidade do trabalho.

Quando sabem executar bem o seu trabalho, os próprios colaboradores sentem-se mais dispostos a atingir objetivos. A empresa pode até bonificar os melhores desempenhos, ajudando na motivação.

Em resumo, o treinamento de seus colaboradores é uma excelente estratégia que precisa ser adotada por todas as empresas, não importa de que setor seja.

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