Importância do planejamento financeiro para sua empresa
Para que a sua empresa cresça e evolua, é necessário que ela seja bem estruturada e tenha um excelente controle e organização financeira.
Para que seja feito um bom planejamento financeiro estratégico, o empresário precisa traçar suas estratégias e conhecer as suas metas, e para isso pode seguir um passo a passo para executar esse planejamento de forma eficaz.
O planejamento estratégico financeiro
Planejar de forma estratégica o financeiro de sua empresa é importante para que você mantenha o controle e a organização do fluxo de dinheiro. Esse planejamento deve constar em um documento que, de acordo com o período especificado, seja composto por definição de metas, estratégias traçadas e geração de feedback para melhoria do processo.
Através desse planejamento os gestores serão capazes de entender os objetivos da empresa, conhecendo a previsão de faturamento, como estão os gastos e até investimentos que serão feitos na empresa. Assim, eles saberão qual seu papel em cada etapa para garantir que o planejamento seja executado como proposto e apresentar-se favorável.
Basicamente trata-se de uma análise criteriosa da situação econômica do negócio para entendimento do que está ou não funcionando e que facilita o desenvolvimento de planos de ação futuros. Isso garante que os objetivos possam ser alcançados de forma mais eficaz, minimizando ações que comprometam a saúde financeira.
Lembrando que o planejamento é dinâmico e precisa ser sempre revisado e alterado se necessário com ajustes que mais favoreçam a empresa.
A importância do planejamento
O principal motivo da escolha de se fazer um planejamento financeiro é que ele permite que se tenha uma visão completa da real situação da empresa. E partindo desse ponto, é possível que se trace estratégias e metas para otimizar os resultados e a operação.
A estratégia também permite que se trace ações que contribuirão para evitar gastos desnecessários, pois permite melhor organização do fluxo financeiro. A empresa tem, portanto, menos chance de endividar-se.
Outro ponto importante é a segurança para o negócio que as estratégias traçadas oferecem para seu negócio. Isso permite o crescimento seguro da empresa.
Fases de um bom planejamento
Existem alguns passos importantes que precisam ser seguidos para que o seu planejamento estratégico seja bem sucedido e realmente ajuda a alcançar as metas de crescimento.
Listamos a seguir esses passos para te ajudar:
1. Avaliação da empresa
Para começar a planejar, a primeira coisa que precisa ser feita é uma avaliação do estado atual em que a empresa está financeiramente. Os detalhes são importantes na hora de traçar ações e definir metas, e isso só é possível quando se entende onde está e onde quer chegar.
Então, não basta que se saiba como está a saúde de seu caixa. Entenda todos os processos e suas contribuições para o todo antes de começar a traçar planos.
2. Definição de Objetivos
Após ter o conhecimento geral sobre a situação do seu negócio, é hora de começar a delinear os objetivos para o seu planejamento estratégico.
Ele pode conter metas de curto, médio e longo prazo, desde que fique bem claro o prazo para cada uma delas. Importante salientar que os objetivos, embora possam ser desenvolvidos para o crescimento da empresa, precisam estar dentro da sua realidade e serem alcançáveis.
3. Planejamento de ações
É na fase do planejamento que as ações serão descritas e programadas, além de definir as metas e o tempo que será levado para executar cada uma delas, sempre pensando no gasto envolvido em cada ação.
É preciso também que, nesse momento, haja uma avaliação dos impactos dessas ações sejam avaliados com critério para que se possa seguir o planejado sem que haja nenhum problema.
4. Visualização dos cenários
Saber como o mercado se comporta e como pode influenciar a sua empresa é importante para o seu planejamento. Entender os fatores internos e externos faz parte de um plano eficiente. Entender quais cenários impactam em seu negócio e simular os objetivos dentro de cenários diferentes ajuda no momento de tomar decisões através de informações reais, trazendo menos riscos ao negócio.
5. Definição de prazos
Um planejamento estratégico eficaz é constante. Como já foi mencionado, o time precisa ter em mente os prazos de cada meta para que saiba o que é prioritário e para que possa executar o planejamento com vista no que se quer atingir como objetivo. Caso algum dos prazos seja insuficiente, é necessário que se trace um novo plano com novas metas.
6. Monitoramento
Após planejar, é importante que as ações definidas sejam acompanhadas para certificar-se de que as práticas estão em conformidade com o que foi delineado. O monitoramento também ajuda a entender se alguma das ações precisa ser revisada.
7. Armazenamento
Não esqueça de armazenar os documentos que foram desenhados para que possam ser consultados sempre que necessário.
Use a tecnologia a seu favor. Com a plataforma Online OS você planeja e armazena seus documentos em uma das mais completas plataformas de gestão, e o melhor, com planos que cabem no seu bolso. Teste grátis por 5 dias clicando aqui.