Como ter uma equipe de vendas de sucesso
Estamos vivendo uma nova era para os negócios, e um dos marcos desse novo modelo é a relação entre subordinados e chefes. Os novos profissionais, especialmente das gerações que estão entrando no mercado ou que se inseriram há pouco tempo, tem como traço de personalidade exigida terem autonomia e empoderamento. E o ambiente precisa ser propício a esse desenvolvimento, inclusive porque muitos desejam ascender na carreira mais rapidamente, e nesse ínterim, o chefe precisa liderar com esse espírito.
A figura daquele chefe autoritário, que ditava as regras e que queria subordinados que falassem “amém” sem questionar está ultrapassada. Hoje, o que as empresas precisam para ter sucesso são líderes capazes de contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores e criar um ambiente harmônico de trabalho.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você como líder possa desenvolver sua equipe de vendas e ter sucesso.
1. Feedbacks
É muito importante que o líder esteja presente dia a dia, acompanhando a rotina de seus liderados. A atuação dele deve ser ativa. O líder trabalha mais como um coach, extraindo todo o potencial de seus colaboradores. A melhor forma de desempenhar esse papel é através dos feedbacks.
E aqui tenha feedback não apenas como broncas ou correções pontuais, mas como um momento para desenvolver habilidades profissionais e motivar o colaborador, deixando claro seus pontos fortes e a melhorar.
Use o feedback a seu favor com constância na rotina diária, e não apenas em avaliações anuais ou semestrais. Assim o colaborador tem bem delineado o que se espera dele.
2. Metas
Toda equipe precisa de metas, assim como os profissionais que nela atuam. Especialmente em se tratando de equipe de vendas, as metas são ainda mais importantes, pois delineiam o trabalho do vendedor. Ela é a força que impulsiona as vendas, pois define a melhora da remuneração desses profissionais.
As metas precisam ser realistas. Ou seja, atingíveis e claras. Estabeleça-as e as cobre, desde que elas fiquem bastante claras para sua equipe, pois eles precisam saber exatamente como atingi-las.
3. Motivação
Desenvolva estratégias motivacionais para sua equipe. Os feedbacks são parte dessa estratégia, pois ajudam os colaboradores a se sentirem mais confortáveis na execução de suas tarefas.
Mas nem só de feedback a motivação é feita. Há outras ações que podem ser adotadas, como viagens de incentivo, premiações por desempenho, festas temáticas que unam o time, programas de fidelização, etc.
4. Relacionamento
O líder precisa ter um bom relacionamento com o time. Seja participativo, ajude na rotina dos colaboradores com seu feedback, seja aberto para sugestões e mostre que você conhece os processos e está pronto a ajudá-los quando precisam.
Além disso, crie canais de comunicação e desenvolva uma relação transparente com os seus liderados, para que eles se sintam confortáveis de expor suas ideias e participar ativamente do time. O relacionamento é o grande segredo na liderança de times.
Conte sempre com o Online OS para ajudar sua empresa a crescer e simplificar sua vida.