Como melhorar o posicionamento de sua assistência técnica nas redes sociais

30 setembro de 2021

Para que uma empresa conquiste relevância no mercado, um dos fatores-chave é o posicionamento da marca. As marcas nos dias atuais têm sua própria personalidade e posicionamento, e cada uma acaba incorporando essa “forma de ser”.

Quanto mais humanizada uma marca se torna, mais ela se aproxima do seu público e conquista novos e fiéis clientes, melhorando seus resultados.

As redes sociais estão sendo cada vez mais usadas não apenas por pessoas, mas por empresas para se expressar e divulgar sua marca.

Nesse ínterim, é importante considerar que a forma com que as empresas se posicionam nas redes sociais influencia completamente como os consumidores a enxergam, o que se reflete em sua performance, por isso é imprescindível que sua imagem seja a melhor possível.

Neste artigo vamos falar de posicionamento de marca e mostrar algumas estratégias de marketing para aplicar.

 

Conceito

Posicionamento de marca é todo o trabalho feito pela empresa para influenciar a percepção dos consumidores em relação à marca.

É como se cria a imagem ideal de marca na mente dos consumidores, posicionando a marca da forma que melhor representa a empresa.

Esse posicionamento precisa de estratégias para dar certo, pois se não for tratado com seriedade, pode trazer percepções não tão boas.

 

Definição

Para definir qual será o seu posicionamento enquanto empresa, você precisa saber a fundo quem é sua persona (o típico consumidor) e suas dores (o que ele precisa), qual problema o seu produto ou serviço consegue resolver e quais são os seus diferenciais.

Entender quem é o seu cliente, como ele age e o que busca é o primeiro passo para saber como melhor influenciá-lo e o que ele espera de sua empresa quanto à marca.

Os problemas que você é capaz de solucionar é basicamente o que a empresa faz de melhor, sua essência, que ajudará os clientes e o motivo pelo qual eles o procuram.

O diferencial, por fim, é o que irá te destacar da concorrência e surpreender os consumidores.

Agora vamos às estratégias.

 

1. Escolha das redes sociais

Para escolher a rede social (ou mais de uma) que mais se encaixa no seu posicionamento, é preciso ressaltar que você precisa conhecer seu público e entender seus hábitos. Como ele age com cada rede social? Em qual há mais interação?

Essas são perguntas importantes a se responder. Uma estratégia bem feita só dará certo se também for aplicada no canal adequado.

 

2. Defina objetivos

Sua estratégia precisa ter um objetivo consolidado. Sem ele, fica mais difícil conseguir direcionar as suas ações para o posicionamento da sua marca. A personalidade da marca precisa estar fortemente presente em qualquer ação que for tomada, caso contrário, se não ficar claro para o público a mensagem que se quer passar, a estratégia pode ao invés de dar resultado, causar péssima impressão.

 

3. Linguagem adequada

Você já seguiu todos os passos anteriores e sabe onde se posicionar e como ter sucesso. Mas não é apenas isso. A forma de abordagem e a linguagem precisam estar aderentes ao público e à rede social usada.

Se o público é mais jovem, a abordagem é distinta de um público mais velho, por exemplo. Tudo depende do que o cliente espera e como ele o enxerga.

 

4. Crescimento de seguidores

Nas redes sociais uma audiência ampla aumenta a exposição da sua marca. Como há vários tipos de pessoas em cada rede social e nem todas serão seu público-alvo, é necessário construir ações que aumentem o número de seguidores que interagem e gostam da sua marca.

Para isso, seguem algumas dicas:

  • Tenha uma identidade visual única e fácil de ser lembrada
  • Use a abuse da produção de conteúdos virais
  • Deixe o público interagir e participar de decisões da marca
  • Poste com regularidade, programe postagens com frequência

 

5. Conteúdo personalizado

Seja original, produza seus próprios conteúdos para se destacar dos concorrentes. Trabalhe com posts que sempre mostrem os pontos fortes da marca e destaquem os seus diferenciais.

Assim sua empresa ganha destaque entre o público. Só não esqueça de que “forçar” vendas o tempo todo fica cansativo e tira o interesse, o ideal são conteúdos que ajudem e sejam relevantes.

 

6. Dê tempo para resultados

Nas redes sociais um conteúdo pode viralizar rapidamente, mas ainda assim é preciso tempo e paciência para que sua marca se consolide entre os consumidores.

O que chamamos de branding é uma estratégia de médio a longo prazo e precisa ser trabalhado constantemente, nunca como ação pontual.
Mantenha a sua estratégica e o foco, e lembre-se de sempre escutar os seus clientes, investindo no longo prazo.

E fique de olho nos resultados, para entender o que funciona ou não para você.

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