Como melhorar a eficiência da sua gestão multilojas
A administração de um negócio requer prática e pode ser um grande desafio. Tudo o que engloba uma loja precisa de atenção, desde a logística até vendas, atendimento, estoque, entre outros. E se levarmos em conta a gestão multiloja, o desafio torna-se ainda maior, pois tudo pode mudar de um local a outro, inclusive a tributação.
Para que você tenha sucesso nos negócios e possa ser competitivo, otimizando a gestão, é preciso adotar algumas práticas para melhor administração, com uso de tecnologia que gera produtividade e macro visão.
Traremos nesse post algumas dicas para melhorar a sua gestão multiloja.
Características de uma gestão eficiente
O que significa fazer uma gestão multilojas eficiente? Como saber se as práticas que você adota são as melhores para seu negócio?
Veja abaixo algumas das características que podem te ajudar a responder essas questões.
1. Diga não ao retrabalho
Os sistemas de suas lojas, para serem melhor administrados, precisam estar integrados. Ferramentas de sistema multiloja podem ajudar a reduzir o retrabalho no cadastramento e controle de informações referentes a clientes, produtos, serviços, etc.
É necessário que o empresário consiga, em um único local, ter uma visão macro dos negócios, a fim de entender e melhorar as operações. Com um sistema assim, é possível entender cada parte da operação e buscar melhoria na eficiência do desempenho.
2. Controle de estoque
Para que sua empresa obtenha o melhor em vendas, é preciso ter um controle global de estoque. Assim, quando o cliente precisar de um produto que não tenha na loja A, você poderá consultar outras unidades ao invés de “jogá-lo” direto para a concorrência. Sua equipe de vendas precisa ter esse retorno facilmente, o que trará enormes benefícios e otimização dos lucros.
Quando o sistema não é integrado, a demora na resposta pode colocar a venda a perder.
3. Acompanhe as vendas
Com a integração o administrador é capaz de entender e analisar todas as vendas e suas evoluções, em cada uma das lojas, Isso lhe dá o poder de decisão e análise que, ao olhar de forma individual, não teria ou precisaria de um esforço maior. Ao analisar o desempenho das unidades e compará-los, é possível entender demandas e tomar decisões que envolvam uma ou mais lojas de forma mais eficaz.
Também proporciona ao empresário a antecipação de possíveis problemas, garantindo a elevação das vendas.
4. Dados confiáveis
Quando você opta por centralizar suas lojas em um sistema único, você consegue acompanhar os resultados e as informações em tempo real, assim conseguindo tomar melhores decisões com base em dados confiáveis. Planilhas que requerem atualização constante e manual acabam tendo uma margem de erro muito grande, ocasionando em falhas que podem custar muito dinheiro, além da perda de tempo.
5. Visão fiscal
Se as suas lojas estão em localidades diferentes, você pode se deparar com o obstáculo das diferentes tributações, o que pode se tornar um problema. Com um sistema integrado você tem a consolidação das informações, garantindo uma administração assertiva.
Eficiência na gestão de filiais
As características da gestão multilojas foram descritas, mas agora a questão é como colocar em prática. Os passos a seguir vão te ajudar na administração eficiente de suas lojas.
1. Comunicação efetiva
A boa comunicação é essencial na unificação de gestão de lojas. Ela precisa funcionar como uma engrenagem. Todos precisam conhecer profundamente a empresa, sua visão, missão e valores e todos os detalhes para a boa operação, além de saber onde chegar e quais objetivos precisam ser alcançados. Os processos internos também precisam ser de conhecimento geral, e alterações precisam sempre ser repassadas a todos.
Mesmo que cada localidade tenha sua peculiaridade, dependendo da região, e ajustes precisem ser feitos, as pessoas precisam saber o importante, aquilo que rege a empresa como um todo, bem como fazer parte desse todo, mesmo tendo sua individualidade.
Importante também é que cada filial consiga se comunicar entre as outras e com a matriz com facilidade.
2. Processo internos padronizados
Um dos primeiros passos que sua empresa precisa tomar na gestão multilojas é a padronização dos processos internos. Com um ambiente totalmente organizado, você será capaz de unificar os processos e garantir que a gestão será mais eficaz e fácil.
Faça a identificação de cada processo e designe responsáveis pelo delineamento de cada um deles. Depois, crie procedimentos operacionais padrão de fácil compreensão, de modo que todos possam seguir.
3. Escolha um bom sistema de gestão
Os detalhes operacionais de suas lojas podem variar a depender da unidade. Para que você tenha uma visão bem clara de todo o negócio e consiga tomar boas decisões de sucesso, é imprescindível que adote um bom sistema de gestão integrado. Através dele, em um único software é possível ter todas as informações de forma clara e fácil, ajudando na otimização de sua operação, tomada de decisão, análise, controle por loja, entre outros.
4. Faça análise de dados
Quando for tomar uma decisão que envolva o negócio, é necessário que os dados operacionais de cada filial sejam analisados. Mesmo com a importância da análise macro, que certamente é uma boa ferramenta para a gestão global, não esqueça de analisar e também tomar decisões inerentes a cada uma das filiais com suas peculiaridades.
5. Seja presente
O bom empreendedor é aquele que se faz presente na rotina da empresa. Para ter certeza de que cada filial está seguindo os procedimentos e trabalhando de acordo com a cultura da empresa, é preciso acompanhar de perto cada unidade. Faça visitas regulares e aproveite para ouvir feedbacks dos colaboradores, até para entender as dificuldades.
Quando você conhece a realidade de cada uma das suas lojas, é possível fazer ajustes e identificar possibilidades de inovação, ajudando a empresa a crescer sempre.
Esperamos que as dicas te ajudem a melhorar seus processos internos e a gestão multilojas.
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