Como criar uma identidade visual para sua assistência técnica

23 novembro de 2021

Quando um empreendedor pensa em estratégias de marketing, a primeira coisa que precisa levar em conta é a comunicação corporativa, e uma das vertentes da comunicação é a identidade visual.

Essa identidade atrai relevância e visibilidade e ajuda a marca a se fortalecer no mercado, tornando-se mais relevante. Mas esse processo vai além da criação do logotipo, é preciso planejamento.

Neste artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre identidade visual.

 

O que é?

Identidade visual vai além do simples logotipo de uma empresa. O logotipo é parte da identidade visual, mas não é apenas isso.

A identidade visual de uma empresa pode ser definida como um conjunto de itens de design que engloba logotipo, grafismos, tipografia, imagens e cores, além de aspectos como valores, princípios e sensações que são transmitidos através dos materiais de comunicação.

Junta-se todos esses elementos e tem-se um manual de marca e identidade visual, que é um documento responsável por nortear os designers que aplicarão a marca nos diversos materiais, sejam eles físicos ou virtuais.

 

Importância

A sua identidade visual é o que vai gerar a primeira impressão no público. É através dela que os seus clientes (e futuros clientes) irão entender os valores de sua marca, a mensagem que querem passar e até a personalidade da organização. Ter uma identidade bem desenvolvida pode ser a segurança de sua marca.

Quando uma marca é famosa, as pessoas a reconhecem apenas pela logo. Assim como acontece com o tipo de comunicação que grandes empresas usam.

O público se conecta com uma identidade visual bem trabalhada.

Ao construir a sua identidade visual, é preciso ter alguns cuidados e levar em conta não apenas a parte estética, mas o que sua empresa traz de diferencial para a segmentação em que atua.

 

Diferença entre identidade visual, marca e branding

Apesar de estarem na mesma linha, esses três elementos são distintos. Trouxemos a definição de cada um para ajudar a dissociar os nomes.

1. Identidade visual

São todos os elementos visuais que acompanham uma empresa, produto ou mesmo serviço. Eles que em geral trazem as cores e fontes da marca e de todos os conteúdos de comunicação, ícones, texturas logo, etc.

 

2. Marca

Algumas vertentes consideram a marca como basicamente o logotipo da empresa. Mas podemos dizer, num sentido mais amplo, que a marca é tudo o que representa uma empresa.

Podemos dizer que, agregado à marca está o nome da organização ou do produto, seus valores e cultura, a missão e até mesmo a forma como atende aos clientes . E, claro, sua identidade visual.

 

3. Branding

O branding é o conjunto de estratégias desenvolvidas para consolidação, desenvolvimento e crescimento da marca, englobados pela personalidade e postura da empresa e como ela é vista pelos clientes.

Ele tem como objetivo despertar emoções que sejam direcionadas positivamente para atrair o público que se deseja atingir. Se for bem elaborado, pode ajudar a marca a ser cada vez mais bem vista e respeitada.

 

Critérios a serem levados em conta

Entenda que a criação de uma identidade visual sempre precisa ser feita por um profissional que seja experiente e que use recursos alinhados com a sua empresa. Não tente economizar achando que existem milagres, pois o barato pode sair caro. Nesse momento o ideal é ser exclusivo, e não apenas mais um.

Esse profissional fará uma análise bem criteriosa da sua empresa antes de começar o trabalho, entendendo a cultura organizacional e os seus objetivos, e então tentará traduzir tudo em imagens.

Outro estudo que é importante refere-se ao público-alvo, pois a sua identidade precisa causar uma boa impressão a quem a enxerga.

 

Como uma agência pode ajudar?

Uma agência de comunicação especializada é a melhor maneira de garantir que será feito um trabalho de qualidade na sua empresa. Eles possuem profissionais qualificados para desenvolver cada etapa de um projeto de criação de identidade visual.

 

As agências costumam seguir alguns passos desse processo:

1. Briefing

Essa é a primeira etapa, onde é feito um levantamento dos dados da empresa e imersão na cultura, para conhecer seus valores e objetivos. Importante, portanto, que seja acompanhado por quem toma as decisões da empresa. Os profissionais buscarão informações sobre público-alvo, o que a marca oferece, concorrentes e diferenciais, entre outros.

 

2. Personas

Personas são personagens que representam os clientes reais de sua empresa. É importante ter essa definição para saber como direcionar as estratégias de marketing da melhor maneira possível.

3. Brainstorming

Essa é uma reunião feita entre a agência que tem como objetivo criar soluções para o desenvolvimento da identidade visual do cliente. É quando toda a criatividade é usada para lançar todo tipo de sugestão, a princípio sem nenhuma restrição. Depois é feito um filtro para concatenar as ideias e separar as que melhor irão se encaixar.

 

4. Definindo estilo, cores e fontes

Depois de tantas ideias, começa o momento de colocá-las no papel. Os designers irão estudar o que foi definido para começar a desenvolver o logotipo, definindo cores e estilos que utilizarão na marca.

A tipografia, depois de definida, deverá ser usada também em todos os materiais que forem desenvolvidos.

As cores são escolhidas pelo que representam, com base em estudos.

 

5. Manual de identidade visual

Essa é a última etapa do processo. O manual precisará conter as informações detalhadas e descritivas de como a marca deve ser aplicada em qualquer peça gráfica.

As cores possuem códigos específicos, as fontes também precisam ser seguidas e existem até tamanhos padrão.

Todas as orientações precisarão estar neste documento.

 

Identidade visual e branding

É de suma importância que a identidade visual esteja de acordo com a branding estabelecida pela empresa. Assim evitam-se conflitos de posicionamento, o que é contrário ao crescimento da marca.

Caso a sua empresa ainda não tenha um branding, a agência pode desenvolver junto com o trabalho de identidade visual.

Uma identidade visual bem definida e aplicada é importante para que as empresa passem uma excelente imagem aos consumidores e conquistem uma boa reputação, portanto, faça esse investimento.

 

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