Como a assistência técnica pode influenciar os clientes em suas decisões?
Ao decidir comprar um produto, além dos atributos que os clientes procuram, como qualidade, design e durabilidade, a assistência técnica especializada também é um fator decisório importante.
Serviços de assistência técnica têm, cada vez mais, feito parte do planejamento estratégico direcionado ao pós vendas das empresas. O pós venda é fundamental para a fidelização e relacionamento com clientes para todas as empresas, e é nesse contexto que as assistências técnicas desempenham papel fundamental.
Vamos ver alguns pontos de como os serviços de assistência técnica podem influenciar na decisão de compra e posterior satisfação dos clientes.
Importante ressaltar que, em diversos casos, os estabelecimentos atendem às mesmas marcas e produtos, portanto, o que fará a diferença é, além do preço, a qualidade do atendimento. É por isso que o serviço prestado pelas assistências técnicas precisa se especializar cada vez mais. É parte de um conjunto de fatores que culminam na fidelização do cliente tanto para o produto quanto para a prestadora do serviço de assistência.
Os custos de manter um bom sistema de assistência técnica são compensados pela redução de vendas perdidas caso não houvesse esse tipo de atendimento. O consumidor é cada vez mais exigente, e procura um serviço de assistência técnica que lhe proporcione tranquilidade e atenda às suas necessidades em caso de reparos no produto adquirido.
Caso tenha interesse de implementar esse tipo de serviço, veja as dicas a seguir:
1. Esteja pronto para ouvir o cliente e entender suas dúvidas e reclamações. Sempre atenda seu cliente com profissionalismo e cortesia.
2. Conheça e divulgue a todos os seus colaboradores todos os procedimentos e formas de contato com assistências técnicas oferecidas pelo fabricante de seus produtos.
3. Mantenha uma quantidade de peças de reposição mínima para poder atender sempre o cliente com presteza e rapidez.
4. Seu diagnóstico do problema precisa ser eficaz e rápido, assim como a solução.
5. Se possível, você pode manter alguns produtos para empréstimo aos clientes enquanto efetua o reparo no produto dele.
6. Fique sempre atento ao tempo para responder um pedido de assistência. Faça com que o impacto seja o menor possível.
7. Sempre trabalhe com fornecedores que tenham um padrão excelente de assistência técnica, pois uma avaliação negativa do fornecedor também pode negativar a imagem da sua empresa perante o cliente.
8. Sempre mantenha o cliente informado sobre o andamento do reparo através de uma ferramenta de gestão.
9. Tenha sempre um canal de comunicação eficiente com o cliente.
10. Só prometa o que pode cumprir, e fique atento aos prazos, pois atrasos não são bem recebidos pelos clientes.
Por fim, lembre-se que os clientes percebem os serviços de assistência técnica como um atributo do produto. Então, o pós venda, que engloba as assistências técnicas, tem como função garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo, o que também contribui com a boa visibilidade da marca.