A forma certa de fazer a contabilidade da sua empresa

11 agosto de 2022

Empresários sabem que gerir uma empresa demanda atenção multifatorial, e é preciso cuidar de vendas, atendimento, estoque, etc. Além disso, para que a empresa cresça, é necessário cuidar da burocracia que envolve a prestação de contas aos órgãos competentes.
Neste artigo vamos abordar como fazer corretamente a contabilidade da sua empresa.

 

1. Registro de transações

O primeiro passo para entender a contabilidade de sua empresa é conhecer as despesas e receitas do negócio. Isso quer dizer que o empresário precisa saber o que se gasta e o que tem para receber, e só é possível ter um controle efetivo a partir do registro de todos os comprovantes de compra e venda e do que se tem a receber e a pagar a curto, médio e longo prazo.
É necessário que seja criada uma rotina de registro diário ou semanal para que nada fique de fora, isso deve envolver todos os funcionários que trabalhem diretamente com essas transações. Portanto, crie um fluxo para ser seguido por todos os envolvidos.

 

2. Crie uma rotina

Como já mencionamos, é fundamental que seja criada uma rotina de armazenamento e controle de informações essenciais para a saúde financeira do negócio. A periodicidade vai depender da demanda e transações, mas o ideal, se não puder ser feita diariamente, é que não ultrapasse o período semanal.
O empreendedor precisa também reservar um momento em sua semana para revisar os dados e garantir que tudo está no controle.
Podem ser criados checklists e roteiros que facilitem o fluxo, o que permite um ganho de tempo e assertividade, além de não deixar de fora nenhum dos pontos fundamentais para a contabilidade da empresa.

 

3. Dê preferência para usar um sistema

A forma mais segura e simples de armazenamento das suas informações contábeis é através do uso de um sistema de gestão financeira, e de preferência que seja integrado com outras áreas da empresa, como vendas, estoque, etc. Com um único programa, muitos softwares disponíveis no mercado auxiliam a gestão de forma completa, inclusive fornecendo relatórios de análise.
Os softwares ajudam na gestão e facilitam a administração de contas, do fluxo de caixa, emissão de notas, controle de estoque, entre outras funcionalidades.

 

4. Atualize-se

Como empreendedor, é preciso conhecer pelo menos o básico da área de contabilidade. Acompanhe o mercado do seu setor, esteja sempre antenado em tendências e em como os fatores externos podem influenciar suas tomadas de decisão.

 

5. Contrate um profissional

Mesmo que você tenha uma boa noção de contabilidade, sempre é importante contratar um escritório ou profissional autônomo para ajudar nas questões legais relativas à empresa. Ele pode tanto atuar regularmente na sua empresa como ser contratado para organizar os processos e tirar eventuais dúvidas.
A contabilidade é uma das atividades mais importantes de um negócio, e ter alguém capacitado a ajudar a tarefa fica mais fácil.

 

Para organizar sua empresa e geri-la da melhor forma, o melhor sistema é o Online OS. Faça um teste grátis clicando aqui.

 

Conheça a plataforma Online OS:







× Como podemos te ajudar?