Erros que podem fechar a sua empresa
Ter uma boa gestão financeira é essencial para que sua empresa dê lucro, mas não somente isso. Cometer erros na gestão financeira podem não apenas trazer prejuízos como podem levar sua empresa à falência.
A base do seu empreendimento é o controle financeiro. Uma empresa existe se puder dar lucro e se tem capacidade de pagar contas e crescer, do contrário, não há sentido em existir.
Os erros que vamos apresentar abaixo estão listados entre as principais causas de fechamento de empresas no país.
Leia com atenção e veja se você não está cometendo esses erros sem notar. Se estiver, corrija-os agora.
Importância da gestão financeira
Já dissemos que a gestão das finanças é o pilar de uma empresa bem sucedida. Isso significa que fazer a correta gestão financeira é a garantia de que a sua empresa poderá honrar compromissos, gerar mais crescimento e ser cada vez mais lucrativa.
Ter um caixa sólido é uma das coisas mais importantes e finanças. Sem isso, você corre o risco de entrar em dívidas crescentes e não conseguir sair até que tenha fechado a empresa.
De acordo com estudo do IBGE de 2019 a cada 10 empresas nacionais, 6 fecham as portas antes de cinco anos de atividade. Infelizmente, desde 2014 o número de empresas que fecham é maior do que as aberturas, com o incrível número de mais de 316 mil falências em 4 anos.
Claro que uma parte disso se deve à crise econômica e política nacional, mas a falta de planejamento financeiro e gestão potencializa essas situações de falência.
Queremos que sua empresa fuja dessa estatística, então vamos aos erros mais graves que uma empresa pode cometer.
Erros de gestão que você não deve cometer
1. Não registrar as contas a pagar e receber
Esse é um erro que parece pequeno, pois há contas de valores baixos que você pode julgar sem importância, mas é fundamental que todas as entradas e saídas da sua empresa estejam devidamente registradas. Se há pagamentos parcelados, eles também devem estar contemplados no planejamento, pois somente com essa visão geral da empresa e de quanto tem em caixa ou quanto está comprometido, você conseguirá planejar a vida da empresa.
Para evitar esse tipo de erro, controle e registre todas as entradas e saídas da empresa. Você precisará ser rigoroso nesse processo, atualizando diariamente.
2. Misturar as finanças da empresa com pessoais
Esse é um erro muito grave que os empreendedores cometem. Muitas vezes não existe uma conta exclusiva para a empresa, ou o sócio pega dinheiro de caixa para pagar contas pessoais sem nenhum registro. De qualquer forma, esse erro pode levar a descontrole total das finanças, até o ponto de não se saber mais onde exatamente o dinheiro foi gasto.
Nesse tipo de cenário, pode ocorrer de não haver dinheiro suficiente para pagar contas e a empresa ter que recorrer a empréstimos, que acrescentam juros, um gasto desnecessário que poderia ser evitado.
Isso quando não traz problemas fiscais e dificulta a visão de crescimento da empresa.
Então, para evitar essa situação, defina um valor mensal de pró-labore para cada sócio, crie conta em banco jurídica, e registre todas as saídas, não permitindo que o dinheiro da empresa seja usado para nada pessoal. Caso haja lucro, os sócios podem decidir se querem dividir ou reinvestir na empresa.
3. Não cuidar do fluxo de caixa
Já falamos sobre a importância do caixa para a vida da empresa. O fluxo de caixa não pode ser ignorado e deixado sem controle e planejamento.
Quando o empreendedor não cuida do fluxo de caixa e não sabe exatamente como o dinheiro está sendo movimentado, ele perde o controle sobre se há dinheiro para pagar contas, se é o momento de investir na empresa, e o que pode ser pago naquele mês ou pode ser adiado.
Saber controlar seu fluxo de caixa te permitirá tomar decisões cruciais sobre pagamentos e evitar cair nos juros.
Para fazer o controle e a gestão do fluxo de caixa, você pode e deve usar ferramentas de planejamento, olhando para curto, médio e até longo prazo. E lembre-se de sempre consultar seu contador em caso de dúvidas.
4. Não saber a diferença entre custo e despesa
Custos e despesas podem parecer apenas questões de conceito, mas há grande diferença entre os dois.
Custos são os gastos necessários para produção, e eles variam de acordo com o volume de vendas da empresa, assim como salário de pessoa, matéria prima, estrutura, etc.
Já as despesas são os gastos fixos para manter a empresa em atividade, e ele independe do volume de vendas, ou seja, você paga independente se a empresa está ou não tendo lucro. Um exemplo é o aluguel, internet, contador, etc.
Quando precisar fazer um planejamento de redução de gastos, você precisa saber separar custos de despesas para não prejudicar a sua produtividade.
Para evitar esse erro e poder tomar decisões assertivas, classifique os custos e despesas para poder planejar os cortes sem ter problemas de expansão, cortando, por exemplo, custos que seriam essenciais para aumentar o processo produtivo. Mais uma vez o contador pode ajudar nesse processo.
Após saber de todos esses erros, você pode contar com a ajuda do Online OS para organizar a sua vida financeira e planejar a sua empresa.