30 dicas de marketing para sua assistência técnica vender mais
Sabemos o quanto estratégias bem pensadas são importantes para que a sua assistência técnica tenha o melhor desempenho e, consequentemente, você consiga mais clientes e lucro. Mas há alguns detalhes no dia a dia que acabam passando batido.
Com a crescente concorrência não podemos nos dar ao luxo de estagnar. Buscar sempre novas estratégias é o melhor caminho para inovação. Além dos canais que sua assistência técnica já usa, há várias outras técnicas que podem ser aplicadas.
Se sua assistência técnica cresce, seu negócio se expande e você pode atrair mais clientes. Fizemos um compilado das melhores dicas de marketing para ajudar a sua assistência técnica a crescer.
Não importa o tamanho de sua assistência técnica, o marketing sempre será essencial. Confira essas pequenas ações que te ajudarão a posicionar-se melhor no mercado:
1 – Esteja sempre presente – online!
Antes de começar, lembre-se que, se você não estiver presente online, as dicas a seguir pouco servirão.
Não tem como fugir disso nos dias atuais: crie perfis de sua assistência técnica no LinkedIn, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, e outras plataformas que possam ter a ver com seu negócio de assistência técnica.
Não se esqueça de criar avatares personalizados e sempre atualizar as redes sociais, isso aumenta o engajamento e melhora a visibilidade de sua marca.
2 – Saiba quem são seus concorrentes
Saber quem são seus concorrentes ajuda a analisar as ações que eles tomam para direcionar sua melhor estratégia. Mapeie todos os concorrentes diretos. Quando tiver analisado as estratégias usadas por eles, posicione-se de maneira diferenciada.
Sua forma única de se comunicar trará benefícios para sua assistência técnica. Busque ser sempre original!
3 – Deixe claro seus diferenciais
Mostre ao seu público quais são os seus diferenciais. Nunca ataque o concorrente, mas demonstre de maneira clara e sutil que você é melhor que a concorrência. Mostre a essência da sua assistência técnica, aquilo que você sabe que gera valor para quem utiliza seus serviços.
Isso vale para redes sociais e postagens no seu site, que pode – e deve – ter um blog trazendo conteúdo de qualidade.
4 – Procure saber onde estão as suas melhores oportunidades
Para direcionar suas campanhas e postagens, você precisa entender qual é o seu cliente ideal. Quem ele é, onde pode ser localizado, o que busca e por que ele precisaria de sua assistência técnica.
Lembre-se que o cliente sempre precisa ver valor no serviço que lhe é oferecido. Você nunca pode ser mais um aos olhos do seu público-alvo.
Hoje, com tanta informação ao redor, os clientes estão exigentes. Vá direto ao ponto, mostrando o essencial, que sua assistência soluciona o problema de forma rápida e eficaz.
Quando você conhece exatamente quem é seu cliente e o que pode oferecer a ele, sua assistência técnica tem menos custos para atrair esse público.
5 – Construa uma imagem de destaque
A imagem da sua assistência técnica precisa estar atrelada a conteúdo de qualidade. Não basta apenas fazer propagandas e promoções, isso pode se tornar cansativo para o cliente.
É aí que entra o marketing de conteúdo. O cliente precisa entender que sua assistência técnica não apenas que que ele leve o aparelho para consertar, sua assistência técnica precisa criar um vínculo com esse cliente, para que sua imagem seja a primeira a ser lembrada e indicada.
Cada texto feito, postagem realizada deve remeter a uma imagem de destaque.
Mostre que sua assistência técnica é referência no que faz, não apenas dominando o serviço em si, mas todo o contexto que envolve o serviço.
Mostre que você entende exatamente a “dor” do seu cliente.
Busque também parcerias e lembre-se de sempre se ligar a marcas que tenham credibilidade.
6 – Defina um plano de marketing
O seu plano de marketing precisa de um planejamento estratégico. Uma dica é usar a matriz SWOT, que ajudará a entender quais os fatores influenciam seu negócio, além de descobrir as fraquezas e pontos fortes da sua assistência técnica.
Com a análise tática dos fatores é possível traçar um plano de marketing e pensar em estratégias sabendo como direcionar os esforços e onde se quer chegar.
7 – O que é e como usar o inbound marketing
O inbound marketing, que também pode ser conhecido como marketing de atração, é uma forma barata e eficiente de gerar leads, ou seja, atrair novos clientes potenciais.
O inbound marketing é a criação de conteúdo que seja relevante de modo a mostrar que a sua assistência técnica é referência no segmento.
Você poderá captar clientes através de textos escritos em blogs, webinars, vídeos, ou outros conteúdos.
Cada vez que você produz um conteúdo de qualidade, sua presença online é fortalecida e sua assistência técnica cresce na busca orgânica do Google, ou seja, sua marca vai aumentar a relevância digital.
Uma dica importante é mapear as palavras-chaves que seu público-alvo pesquisa e incluir nos conteúdos, produzindo com foco no que é relevante.
8 – Mostre que você está bem avaliado
Outra forma de aumentar a sua relevância online são as avaliações de sua assistência técnica, especialmente no Facebook e Google.
Peça para que seus clientes habituais, que você sabe que são fiéis à sua assistência técnica, avaliem positivamente os seus serviços.
Dessa forma, potenciais clientes buscando o que você oferece podem ver que sua assistência técnica está bem avaliada e é bem quista pelos clientes.
Você também pode colocar depoimentos dos clientes em seu site. Isso se chama prova social e ajuda muito na decisão de um cliente pela sua assistência técnica.
9 – Use e abuse do link building
O link building nada mais é do que trocar links entre sites (normalmente blogs) para oferecer credibilidade às marcas, criar relevância e crescer nos mecanismos de busca.
Para conseguir esses links, procure os seus parceiros e faça a proposta de troca. Cada um colocará link do outro em textos produzidos com as palavras-chaves certas.
O retorno é bom para todas as partes, e você ainda fortalece os laços de parceria.
10 – Faça o comarketing
Mais um termo usado em marketing, que pode parecer complexo, mas que na verdade vai ajudar a atingir o público que você ainda não conseguiu.
Com o comarketing você entrará em contato com os parceiros (ou mesmo prospectar novos) para fazer de uma estratégia de link building um passo mais concreto, como lives, webinars, cursos na área, etc.
Entre as vantagens do comarketing estão os custos diluídos entre os participantes, o networking e a prospecção de clientes que, talvez, não conheceriam sua assistência técnica de outra forma. E isso ocorre para todos os parceiros participantes do comarketing.
11 – Youtube e o poder dos vídeos
Você pode até não saber produzir vídeos profissionais – ainda, mas é inegável que o Youtube e o consumo de conteúdo em vídeo só tem crescido nos últimos anos.
A plataforma oferece várias formas de uso, desde vídeos tutoriais que podem estar em seu canal (ensinando os clientes a fazerem alguma coisa, por exemplo) até webinars com parceiros e vídeos institucionais.
Quanto mais conteúdo você subir, mais relevante seu canal vai ficando, conquistando mais visualizações e inscrições.
Faça lives interessantes e capte leads através de formulários de interesse por exemplo. Não apenas poste vídeos, mas interaja. O Youtube também é incluído nas análises de SEO.
12 – Crie conteúdos únicos e criativos
Como já falamos aqui, há várias formas de expor sua marca e se conectar com os clientes. Lembre-se sempre que conteúdos inovadores e diferentes chamam mais a atenção do que mais do mesmo.
Pegue seu celular e produza algo diferente. Faça um ebook, poste fotos do dia a dia da assistência técnica, faça games, sorteios, memes, etc. Use a imaginação.
13 – Tenha uma comunicação leve nas redes sociais
Não basta postar de forma mecânica em suas redes sociais. Quando a assistência técnica só posta conteúdos sem real significado, acaba tornando-se cansativa.
É importante buscar conectar-se com seu público, falando a língua deles de maneira leve. Inclusive é uma forma interessante de tornar virais suas postagens.
As pessoas buscam conteúdo que as façam sentir-se parte daquilo, que causem identificação, com menos formalidade.
14 – Seu público quer falar, dê voz a ele
É importante mostrar ao seu público que ele tem voz e vez, isso é uma dica simples e eficaz. Sua assistência técnica precisa mostrar que se importa com o sucesso do cliente.
Você pode calcular a satisfação do cliente através de pesquisas, formulários, até um simples como o NPS. Consumidores satisfeitos atraem novos públicos.
Clientes que têm problemas e falam deles te dão a chance de melhorar.
Deixe-os falar com as ferramentas certas.
15 – Incentive o compartilhamento
As pessoas já saberão que têm um canal de voz na sua assistência técnica. Mas também é importante estimulá-las a compartilhar e comentar as suas postagens em redes sociais.
Quanto mais compartilhamento, marcação de amigos e comentários suas postagens tiverem, sua marca chegará a mais pessoas e ficará mais conhecida.
Dentro do respeito, é interessante criar memes, fazer brincadeiras e, principalmente promoções.
Com tentativas de diferentes tipos de postagem você poderá entender exatamente o que o seu cliente gosta. Descobrindo isso, você estará pronto para captar a atenção e fidelidade deles em suas redes sociais.
16 – Se o cliente chegou até você, dê o melhor atendimento para ele
Não é só ter uma ótima presença online. Esse é apenas o começo.
O atendimento presencial precisa ser tão eficiente e cortês quanto as postagens indicam. Senão, todo o trabalho para se destacar pode ir por água abaixo. O atendimento é a continuação da reputação virtual.
Qualquer pessoa que chegue à sua assistência técnica precisa ter uma ótima impressão. É no primeiro contato que ela formará a opinião sobre sua assistência técnica.
Encante o cliente, o excelente relacionamento com ele é a chave para todas as outras dicas de marketing.
17 – Pense na nova geração – e adapte-se a ela
A nova geração, ou geração Y, como é chamada, vai fazer parte do seu público-alvo em algum momento. Essa geração é bastante peculiar, e você precisa entender isso para que seu conteúdo também faça sentido a ela, ou sua assistência técnica corre o risco de ser ignorada.
Aqui, mais uma vez vale conteúdos criativos e uso de plataformas diferentes, oferecendo sempre interações, pois eles gostam bastante disso.
18 – Crie bons e-mails marketing
Esse tipo de comunicação ainda é uma das principais formas de falar com seu público e clientes em potencial.
Faça uso de plataformas de automação para definir segmentações de acordo com o perfil e faça monitoramento dos seus disparos e os resultados, para afinar a sua estratégia.
19 – Melhore seu desempenho com teste A/B
Os testes A/B são excelentes formas de mensurar sua taxa de conversão, tanto em páginas quanto nas redes sociais.
A realização desses testes te permitirá saber quais os conteúdos, CTA’s, títulos atraem mais o público que sua assistência técnica pretende impactar.
É uma forma de entender e otimizar a sua estratégia, pois usa exatamente o que seu público quer.
20 – Use CTAs em todos os seus conteúdos
Você sabe o que é CTA? A sigla significa, em inglês, call to action, ou seja, se traduzirmos, temos chamada para a ação.
O objetivo de uma TA é realmente levar o cliente a tomar a ação que você deseja, como preencher um formulário, testar alguma ferramenta, baixar um e-book, etc.
A CTA pode ser colocada no meio ou final do seu conteúdo, onde fizer mais sentido.
A única preocupação que você deve ter é não tornar a sua CTA intimidante ou excessivamente comercial. Deixe o cliente à vontade para clicar. Você pode entender que tipo de CTA funciona fazendo testes A/B.
21 – Pratique o SEO em suas páginas
Saber quais as melhores práticas de SEO para colocar em sua página pode ser um diferencial na exposição a uma maior quantidade de pessoas. O SEO faz com que seu conteúdo cresça em relevância em mecanismos de buscas do Google.
Veja alguns pontos de atenção:
– Repita palavras-chave em pelo menos 1% das palavras em seu texto;
– Adicione links de textos de seu blog e outros parceiros;
– Use a palavra-chave: no título, na primeira linha e na URL;
– Adicione botões para que seu conteúdo seja compartilhado em redes sociais;
– Inclua vídeos, imagens e multimídia no texto (não esqueça de salvar com o nome da sua KW).
22 – Descentralize o marketing
Para que as suas estratégias de marketing funcionem, é preciso que seja pensadas por todos, e não apenas estejam na mente de uma pessoa.
Obviamente que o especialista, se houver, pode ter a palavra final, mas várias mentes pensam melhor que apenas uma, e ideias inovadoras podem surgir de reuniões e pontos de vista diferentes.
Caso queira otimizar seus resultados, você sempre poderá contratar uma agência de marketing especializada.
23 – Não deixe o time comercial de fora
Se a sua assistência técnica tem uma equipe comercial focada em vendas, não deixe de alinhar sua estratégia de marketing com os conhecimentos que essa equipe tem dos clientes e suas dores.
Como o departamento comercial está sempre em contato com o cliente e ouve suas opiniões, é essencial que o marketing e vendas esteja integrados nesse planejamento, para que suas ações não caminhem contra os esforços de vender e reter clientes.
Sabendo o que o cliente deseja, você pode adequar a qualidade do seu conteúdo, fazendo com que tenha mais valor para o seu cliente.
24 – Faça o cálculo do ROI
Cálculos são importantíssimos para que você consiga mensurar os seus resultados.
O marketing digital ajuda na mensuração da saúde de sua assistência técnica, para que você esteja sempre alinhado e possa corrigir GAP’s imediatamente. Saiba quanto custa sua conversão de lead, por exemplo, e assim você saberá como diminuir esse valor.
Reúna sempre o time de marketing para analisar as ações e calcular o seu ROI, sabendo se está como o planejado.
25 – Cumpra o seu cronograma de ações!
É necessário que haja organização para que os resultados das ações sejam mais efetivos. Crie um cronograma de ações que você pretende tomar e cumpra-o à risca.
Analise posteriormente todos os dados e mensure para uma reavaliação do cronograma.
A disciplina será fundamental para que seus esforços rendam bons frutos.
Trabalhe com planilhas compartilhadas, no Google Drive, por exemplo, para que todos tenham acesso ao documento e possam cumprir suas atividades.
26 – Tenha controle de tudo
Uma boa dica para acompanhar todas as ações que estão sendo feitas em sua assistência técnica é usar ferramentas de automação de marketing. Elas não apenas disparam e-mails como fornecem dados de métricas avaliadas para que você possa analisar a eficácia das estratégias.
Alguns dos exemplos de plataformas são o MailChimp, o Dinamize ou o Pipz. Mas você pode usar outra de sua preferência.
27 – Invista na marca de sua assistência técnica
O branding não engloba apenas o logo, a imagem. Na verdade, quando se fala de marca é importante que se entenda que o branding mostra a quem vê qual é a essência da assistência técnica, o posicionamento da marca no mercado e para os clientes.
Claro, tudo isso ligado à visão, missão e aos valores da sua assistência técnica.
Com um branding bem elaborado e posicionado, a confiança do cliente em sua assistência técnica crescerá.
28 – Faça investimentos em links patrocinados
Os links patrocinados demandam tempo e investimento. Mas vale muito a pena.
Links patrocinados são anúncios de sua assistência técnica em outras páginas, claro, relacionadas a seu negócio. São sempre pagos, por isso o desembolso.
A vantagem é que eles atingem as pessoas que têm interesses no que sua assistência técnica oferece, mas que ainda não conheciam seus serviços.
29 – Recicle os conteúdos de sua assistência técnica
Essa dica é uma ótima forma de rever conteúdos que são interessantes. Pegue seus textos antigos (de 2 a 3 anos pelo menos, para não ficar repetitivo) e os reescreva, aumentando o tamanho e colocando mais informações.
Atualize a data e republique.
Você também pode fazer um compilado de artigos ou mesmo um e-book.
30 – Invista em tecnologia
Use a tecnologia a seu favor. Todas essas dicas serão melhor aplicadas usando todas as ferramentas que você tiver disponíveis.
Desde a captação dos seus leads até a prestação do serviço, use plataformas que facilitem sua vida, entre outras.
Um bom sistema de ordens de serviço, que te ajude a ter visão global da assistência técnica é uma das coisas imprescindíveis.
Através da tecnologia seus resultados podem ser mensurados e atingidos de forma eficaz.
O planejamento de marketing é um trabalho constante. Fique sempre de olho em tendências e sempre se antecipe ao que a concorrência faz. Assim, você sempre terá destaque no setor.