Marketing boca a boca: O que é e como fazer para sua assistência técnica
O ser humano essencialmente vive através da comunicação. Estamos sempre em contato com outras pessoas, seja em nossa casa, no trabalho, pessoal ou virtualmente, com uso de vários tipos de aplicativos para essa finalidade.
Mas o ser humano não apenas conversa, ele emite opiniões pessoais sobre suas experiências, sejam elas boas ou ruins.
Portanto, marketing boca a boca nada mais é do que a troca de experiências entre consumidores acerca de produtos e serviços. Essa ferramenta pode ser aliada no posicionamento de sua marca.
Aqui, traremos dicas de como usar a seu favor o marketing boca a boca.
Conceito
A expressão marketing boca a boca vem da tradução de buzz marketing, e se originou nos Estados Unidos como alternativa às mídias massivas. Dessa forma, ao investir de investir altas somas em anúncios, ela ajuda a marca a espalhar sua mensagem através das experiências dos consumidores.
É uma forma pouco dispendiosa de aproveitar a natureza humana para fortalecer uma marca. Ela também permite atingir o público-alvo com precisão e tem o potencial de se espalhar com rapidez. Isso também pode se voltar contra a empresa, por isso é necessário cautela.
Algumas pessoas podem se perguntar se esse tipo de publicidade ainda funciona, mas basta olhar a internet para ver que cada vez mais as opiniões dos consumidores são levadas em conta.
Vamos ver algumas ações que você pode tomar para usar o marketing boca a boca na sua assistência técnica.
1. Pesquise
Faça pesquisas para entender o que o seu público está falando de você e o que os faz reagir positivamente (ou de forma negativa, o que também é importante). Esse é o primeiro passo a ser dado.
2. Planeje
A sua mensagem precisa estar clara e trabalhada corretamente para que seja repetida e espalhada. Saiba qual a melhor forma de abordar seu público (de que forma eles reagem melhor) e como vai passar essa mensagem que deseja que seja replicada.
3. Pratique
Para que a mensagem seja passada da forma que você deseja, é praticar aquilo que você deseja que seu cliente perceba e passe para frente. E precisa ser feito de forma que seja real e verificável, para não se tornar propaganda enganosa. Nesse ponto, as empresas precisam ter bastante responsabilidade para não reverter o que poderia ser um sucesso em algo desastroso.
4. Seja constante
Não adianta fazer uma boa ação e depois “esquecer” do público. Sua empresa precisa ser lembrada sempre, e não quando precisa de vendas e clientes em determinados momentos, pois isso pode transparecer para o público, fazendo-os reverter a propaganda para negativa.
Vantagens do boca a boca
1. É confiável
Pessoas tendem a confiar em pessoas mais do que em empresas. À medida que seus clientes espalham coisas boas a seu respeito, você pode conseguir o diferencial de mercado e atrair mais e mais clientes. Recomendações são mais prováveis de atrair consumidores do que um anúncio pura e simplesmente.
2. Pode ser direcionável
A tendência das pessoas é se comunicar com outras do mesmo círculo. Quando sua mensagem é bem direcionada para o público desejado, ela acaba atingindo potenciais clientes, que também se interessam pelo que você tem a oferecer.
3. É poderoso
Tempos atrás era uma tarefa mais fácil a de lidar com as massas. Mas com a internet e as redes sociais, todos os clientes e consumidores passaram a ter voz ativa e a conseguir espalhar sua opinião para mais pessoas em menos tempo.
4. É influente
Através do marketing boca a boca você pode ser capaz de acelerar o processo de compra dos clientes. Uma pessoa que vê a indicação de um amigo ou conhecido tem mais chance de virar um cliente em pouco tempo.
Dicas
Vamos dar agora algumas dicas que você pode usar e colocar em prática para atrair mais clientes para sua assistência técnica usando o marketing boca a boca.
1. Conteúdo viral
Sua mensagem precisa ser diferenciada e direto ao ponto para ser mais facilmente compartilhada. Use e abuse do audiovisual, vídeos costumam chamar a atenção e entreter, e quanto mais atenção chamar, mais curtidas e compartilhamentos sua empresa terá.
2. Relacionamento
Mantenha um relacionamento constante e positivo com seus clientes. Ofereça benefícios exclusivos, faça ações pontuais com seus clientes. Quando um cliente se sente valorizado, ele tende a ser mais fiel à empresa, compartilhando mais facilmente suas boas experiências.
3. Bom atendimento
De nada adianta sua propaganda ser excelente se o atendimento deixar a desejar. Fatalmente o cliente irá reclamar e repassar à frente sua insatisfação. Sua assistência técnica perde muito ao não investir em atendimento ao cliente. Lembre-se que o cliente repassa a sua propaganda se ele se sentir seguro no que está compartilhando e se a sua experiência for condizente, senão isso pode se virar contra você.
Treine seus funcionários e tenha um canal aberto para a opinião dos clientes. Assim a chance de ele falar direto a você algum eventual problema ao invés de ir nas redes sociais também é maior.
4. Foco na experiência do cliente
Para seu cliente se sentir bem atendido, lembre-se que cada atendimento precisa ser uma experiência. É preciso que seus funcionários estejam preparados para resolver problemas e responder questões.
Saiba do que o seu cliente gosta e personalize a sua experiência. Assim ele irá te recomendar positivamente.
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