Como fazer um pós-vendas eficiente em sua assistência técnica

26 agosto de 2021

Quem trabalha com clientes sabe a importância de se fazer um trabalho de pós-vendas para valorizar cada venda feita a seu cliente e tê-lo fidelizado. A questão maior é saber como ser eficiente nesse processo.

Nesse artigo mostraremos algumas dicas para que o pós-vendas em sua empresa torne-se memorável.

Antes de mais nada, vamos entender o que realmente é o pós-venda. Trata-se de um conjunto de etapas que ocorrem após a venda de um produto. Isso pode incluir contato por e-mail, um cupom de desconto para quem é cliente, presente de aniversário, etc.

A prática de pós-venda é fundamental para qualquer tipo de negócio que lide com clientes. Ela implica na fidelização e consequente aumento da carteira de consumidores.

Vamos agora ver dicas importantes para que você coloque em prática já.

 

1. Pesquise sobre a satisfação do cliente

Saber a opinião do cliente é a melhor ferramenta que a sua empresa pode ter. Através desse feedback você é capaz de avaliar a qualidade do atendimento, do produto, mapear o processo de venda, entre outras coisas.

Muitos dos clientes estão dispostos a opinar após uma compra, ajudando com sua avaliação, e se a sua empresa demonstrar que faz questão de ouvir o que ele tem a dizer, isso mostrará que valoriza a opinião de cada um.

Mas não esqueça que precisa usar críticas para melhorar, não basta querer ouvir o que o cliente tem a dizer e não fazer nada a respeito.

 

2. Acompanhe a trajetória do cliente

É importante conduzir o cliente em um follow up desde o momento da compra. Você pode enviar a ele uma comunicação explicando sobre o produto que comprou, e até colocar junto a pesquisa de satisfação. Mostre para ele que o contato não acabou quando ele finalizou a compra.

Ele saberá que tem alguém para dar suporte e se sentirá valorizado e satisfeito. Através desses follow ups, você melhora o posicionamento do seu negócio à medida que aumenta a consideração do cliente pela marca e como ela é percebida.

 

3. Seja verdadeiro em sua palavra

Cumprir com o que promete é o mínimo de postura que se espera de uma empresa séria e focada no cliente. Para o cliente, isso é percebido como qualidade de atendimento, deixando-o mais seguro quando usa a transparência. Certifique-se sempre, portanto, de que o produto ou serviço cumprirá o que foi prometido e atenderá ao máximo as exigências do cliente. Nada de mudar sua fala para agradar sem ter certeza do que está dizendo, só para o cliente comprar, pois isso é sinal de fracasso na certa.

Honestidade pode definir a sua marca. Lembre-se que todas as atitudes definirão a imagem que os cliente têm de sua empresa.

 

4. Comemore com seus clientes

Uma das formas de aproximar sua empresa dos clientes é através da humanização e personalização. Portanto, tenha uma lista das datas especiais e aniversários e não deixe de entrar em contato com seus clientes nessas datas. Mostre que você se lembra dele e que ele é especial para você.

Todo mundo gosta de se sentir importante. Inclusive, você pode oferecer mimos e descontos em datas específicas, além da mensagem carinhosa. Mostre que você está atento ao bem estar de cada cliente.

 

5. Seja relevante

Somos bombardeados de informações diariamente nas redes sociais, emails, etc. Então, o que você vai transmitir para seu cliente precisa ser relevante, ou correrá o risco de se tornar apenas mais uma comunicação. Importante ressaltar que vendas não se fazem apenas com propagandas cansativas e recorrentes.

Pelo contrário, o que vai fazer com que o seu cliente fixe sua marca e lembre-se de você são conteúdos de qualidade e até exclusivos que você pode oferecer. Uma alternativa é buscar investir em estratégias de marketing de conteúdo, ou seja, produção de material educativo de qualidade, com assuntos que tenham a ver com seu negócio e façam sentido para seu cliente.

Isso pode incluir vídeos, blogs, postagens em redes sociais, tudo para alavancar o nome de sua marca.

Isso aumenta o tráfego nas páginas da sua empresa, e fará com que o cliente seja cativado.

 

6. Cliente gosta de exclusividade

Não é só vender um produto. Hoje, os clientes mais do que nunca querem participar de uma experiência que os leve a ter altos índices de satisfação. Para isso, você precisa ter seu mindset alterado e pensar em começar a oferecer vantagens exclusivas que façam seu cliente sentir-se único.

Isso se aplica a quem já é cliente, e não a novos. Trata-se de uma forma de fidelização. Algumas das alternativas incluem descontos progressivos, divulgação de lançamentos primeiro a quem já é cliente, ofertas especiais, convites para eventos, etc.

Toda vez que você pensar em uma ação como essa, lembre-se que é um prazer para o cliente sentir-se parte de um grupo seleto.

 

7. Equipe treinada

Sua equipe precisa estar na “mesma página” da cultura da empresa para que o cliente perceba que todos o tratam como único. Essa tratativa e consideração não pode vir apenas do dono, e sim de todos. Sua equipe é peça essencial para o sucesso do pós-vendas, desde que sejam bem treinados para isso.

Quando o time todo estiver pronto para cativar o cliente com atendimento de sucesso, sua empresa verá os benefícios de investir em pós-vendas e na fidelização.

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